Foto: Divulgação/PMSCS

A rede municipal de ensino de São Caetano iniciou o ano letivo atendendo aproximadamente 20 mil alunos, distribuídos em 66 unidades escolares que contemplam Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. O início das aulas ocorre com organização administrativa consolidada e sem fila de espera por vagas em nenhuma etapa da educação, garantindo acesso universal ao sistema municipal, para moradores de São Caetano.

Para este início de ciclo, a Prefeitura destinou investimentos voltados à manutenção das unidades, aprimoramento profissional, valorização dos profissionais e organização pedagógica. O planejamento financeiro assegura condições adequadas de funcionamento das escolas e continuidade das políticas educacionais, com foco na qualidade do ensino e no desenvolvimento integral dos estudantes.

Entre os destaques está a nova sede da EMEF Professor Olyntho Voltarelli Filho, no Bairro Nova Gerty, que passou a funcionar em prédio reestruturado, com melhorias na parte elétrica, pintura, reforma de banheiros e cozinha e adequações na quadra poliesportiva. A mudança garante melhores condições de infraestrutura para cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental.

Também iniciou oficialmente suas atividades a EMEI Carmela Galati, no Bairro Mauá, ampliando a oferta de vagas na Educação Infantil. A unidade atende crianças do G2 ao G5 e conta com salas estruturadas, brinquedoteca, espaço de leitura, lactário, área externa e horta pedagógica, fortalecendo o atendimento à primeira infância no município. A estrutura vinculada ao centro educacional do Bairro Mauá, juntamente com a EMEF Santina Lorenzini Auricchio, havia sido entregue em dezembro de 2024, mas necessitando de finalização de obra.

Além disso, avançam os preparativos para as futuras instalações do Centro Educacional Elvira Paolilo Braido, no Bairro Oswaldo Cruz, que ampliará a capacidade de atendimento da rede municipal e reforçará a estrutura educacional da cidade para atividades do contraturno.