
Em reconhecimento nacional dos avanços alcançados em âmbito local, São Bernardo figura entre as 15 cidades mais competitivas do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O município conquistou a 13ª posição geral da lista, subindo oito posições em relação ao resultado do ano anterior.
No recorte regional, São Bernardo aparece em 8º lugar no Sudeste e na 7ª colocação no Estado de São Paulo. No contexto entre as cidades de mesmo porte populacional – entre 500 mil e 1 milhão de habitantes –, o resultado foi ainda melhor: é a 2ª mais competitiva do Brasil, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC).
Comparada às capitais brasileiras, a cidade superou diversos 21 centros urbanos importantes do País, ficando atrás apenas de Florianópolis, Vitória (ES), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). O resultado reflete um trabalho de gestão que tem priorizado equilíbrio financeiro, avanços na saúde, ampliação do saneamento e políticas sociais inovadoras.

Segundo a prefeita Jéssica Cormick, o reconhecimento é fruto do planejamento e da capacidade do município de traduzir políticas públicas em melhorias concretas para a população. “Estar entre as 15 cidades mais competitivas do Brasil é motivo de orgulho para todos nós. Subimos oito posições em menos de um ano, o que comprova que estamos no caminho certo, com gestão responsável das contas, ampliação da saúde e investimentos em qualidade de vida”, afirmou.
O levantamento do CLP utiliza dados oficiais para avaliar a capacidade de Estados e municípios em gerar bem-estar para a população. A análise é estruturada em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade fiscal. A ferramenta também orienta líderes públicos na tomada de decisões e na melhoria das políticas locais.
MELHORIAS – O desempenho de São Bernardo foi impulsionado por melhorias em diferentes áreas:
* Sustentabilidade fiscal: o município alcançou a 43ª posição nacional, com avanço de 24 lugares em relação a 2024. O destaque vai para o Programa Tudo em Dia, maior iniciativa de regularização de débitos da história de São Bernardo, que arrecadou mais de R$ 130 milhões em apenas seis meses e ampliou a capacidade de investimento em políticas públicas.
* Acesso à saúde: a cidade apresentou salto expressivo de 83 posições no ranking. O saldo foi garantido com ações de destaque como a Caravana da Saúde, que zerou filas de consultas, exames e cirurgias, e pela implantação das Carretas de Diagnóstico (tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética). Outras ações também foram fundamentais: recomposição das equipes médicas, integração de serviços como vacinação e saúde bucal em unidades especializadas, criação de novos leitos no Hospital da Mulher e a implantação da Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência.
* Saneamento: São Bernardo subiu 60 posições com contribuição para as políticas habitacionais e ambientais. O PAC Mananciais, em andamento, vai beneficiar mais de 5.100 famílias da região da Billings, com urbanização, reassentamento e recuperação ambiental. Outro destaque foi o impacto do Programa Integra Tietê, coordenado pelo Governo do Estado e executado pela Sabesp, que em apenas três meses já garantiu novas conexões de água e esgoto para mais de 18 mil unidades em São Bernardo, dentro de um conjunto de 42 frentes de obras na Região Metropolitana.
RECONHECIMENTO – A ascensão de São Bernardo no Ranking de Competitividade demonstra a efetividade de ações que unem responsabilidade fiscal, fortalecimento dos serviços de saúde e investimentos em saneamento e habitação.