
No próximo sábado (16), Ribeirão Pires recebe mais uma edição do projeto “Tigela Cheia”, iniciativa que troca garrafas PET por ração para cães e gatos, além de promover feira de adoção responsável e oferecer vacinação antirrábica gratuita. A ação será realizada das 10h às 14h na Vila do Doce, como parte da programação especial dos 20 anos do Festival do Chocolate.
“O projeto une sustentabilidade, bem-estar animal e saúde pública, incentivando a reciclagem e prevenindo doenças como a raiva, além de fortalecer a economia circular na cidade”, destacou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.

Para participar, basta levar garrafas PET vazias e limpas até a Vila do Doce. A cada 1 kg de plástico entregue, o participante recebe 1 kg de ração para cães ou gatos. A equivalência aproximada é de 20 garrafas de 2 litros, 26 garrafas de 1 litro ou 36 unidades de 600 ml.
O limite de troca é de até 3 kg de ração por CPF, garantindo que mais pessoas possam ser beneficiadas. Todo o material arrecadado será encaminhado à Cooperpires, fortalecendo a cadeia da reciclagem e a economia circular local.
A feira de adoção, que também faz parte da ação, contará com animais resgatados por protetores independentes. Para adotar será necessário passar por uma entrevista e receber orientações sobre posse responsável, garantindo que os animais sejam encaminhados à lares adequados. Além disso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estará no local realizando vacinação antirrábica gratuita, medida essencial para prevenir a transmissão da raiva a humanos e animais.
Festival do Chocolate – 20 anos: A ação se insere na programação do Festival do Chocolate, que neste ano acontece até 31 de agosto em formato urbano e descentralizado, ocupando diferentes pontos do Centro da cidade.

A programação musical do final de semana contará com apresentações no palco Choco Paço, incluindo o espetáculo “Absolute Cinema” com a orquestra da Banda Sinfônica da FASCS, Silvio Brito no sábado (16) e Bruno & Barretto no domingo (17). Já o palco Vila do Doce, onde acontece o “Tigela Cheia”, receberá artistas regionais e programações culturais ao longo do dia.
A solidariedade é outra marca do Festival deste ano, com a entrada solidária opcional de 1 kg de alimento ou 1 kg de ração, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade e protetores de animais.