Sempre atento e preocupado com a conscientização da população, o vereador e líder do governo de São Caetano do Sul, Gilberto Costa (Avante), protocolou o projeto de lei n.º 3.074/22 no último dia 26 de agosto. A iniciativa pede pela Campanha Permanente de Conscientização sobre a Varíola dos Macacos.
“Certamente é ação que proporcionará melhor controle da infecção na cidade, visto que as orientações visam garantir acesso às informações e, sobretudo, o diagnóstico e tratamento, se necessário. Sugiro que conteúdos digitais e impressos sejam produzidos e distribuídos nas redes sociais e presencialmente para minimizar os riscos de transmissão”, propõe o parlamentar.
A varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Não compartilhar objetos contaminados como por exemplo copos, talheres, lençóis, toalhas, dentre outras medidas ajudam a evitar o contágio.
“O objetivo da campanha permanente é contribuir de forma direta para orientação do munícipe sobre as principais formas de transmissão da doença e como preveni-las, pois, a prevenção é a melhor forma de proteção contra a doença”, conclui o vereador Gilberto Costa.