Foto: Divulgação/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano deu mais um passo no compromisso com a educação ambiental ao implantar, nesta sexta-feira (14/11), o projeto de coleta seletiva e recolhimento de óleo de cozinha na EMEF Dom Benedito, no Bairro Santa Paula. A unidade é a segunda escola da rede municipal a receber o programa, iniciado nesta semana após o pedido feito pelos alunos da EMEF Professor Vicente Bastos, cuja carta endereçada ao prefeito motivou a criação do projeto.

A ação faz parte da implantação do projeto piloto em seis escolas, antes da expansão para toda a rede municipal em 2026, numa parceria entre a Secretaria de Educação e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma atividade prática sobre separação de resíduos, reciclagem e o impacto ambiental do descarte inadequado de óleo de cozinha. A dinâmica reforçou o papel das crianças como protagonistas na promoção da sustentabilidade.

São Caetano possui um sistema de coleta seletiva universalizada, atendendo 100% do município. O processo é feito no modelo porta a porta, no qual os resíduos secos são colocados em sacos amarelos nas calçadas, em dias previamente definidos, e recolhidos pelo Saesa.

A cidade ainda possui um Centro de Triagem de resíduos recicláveis, na Avenida dos Estados, no Bairro Prosperidade, local para onde os resíduos são encaminhados ao tratamento, separação, descarte e destinação final. Lá o material coletado é separado (garrafas PET, plásticos duros e filmes, papel, papelão, caixas de leite e de suco, vidros, alumínios, latas e jornais), passa por uma esteira elevatória, é compactado e recebe sua destinação.