
Integrar as experiências ao ar livre, ampliando as conexões humanas ao meio ambiente de Santo André é o objetivo principal da programação de férias de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em 2025.
A agenda de julho conta com atividades especiais e inéditas, que integram o calendário da ação “Um Dia no Parque”, idealizada pela Rede Pró-UCs (unidades de conservação), além de visita monitorada e brincadeiras na natureza em dois parques urbanos.

Para mostrar o processo de produção das mudas utilizadas no paisagismo urbano de Santo André, no dia 17 de julho (quinta-feira) ocorre uma visita monitorada ao Viveiro Municipal, localizado na área do Parque Natural do Pedroso. O viveiro é administrado pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.
Os parques Central e Regional da Criança abrem as portas para que as crianças possam – literalmente – brincar na natureza. Nos dias 18 e 25 (respectivamente), das 14h às 16h, os pequenos poderão participar de vivências que permitem incentivar a conexão com o meio natural e reconhecer a importância socioambiental destes espaços.
Um dia no parque – Idealizado pela Rede Pró-UC, o projeto “Um dia no parque” acontece no dia 20 de julho (domingo) e é uma data para celebrar as unidades de conservação nacionais por meio de atividades integradas em todo o país. A agenda visa conscientizar os visitantes para a importância destes espaços, com o objetivo de fomentar o ecoturismo, a sensibilização ambiental e o fortalecimento das áreas protegidas.

Em 2025, o tema do evento é “Protegendo o que nos conecta”, em comemoração aos 25 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservaçao) e ao Dia do Amigo (dia 20).
Santo André participa pelo segundo ano consecutivo do evento e reúne atividades no Parque Natural do Pedroso e no Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba, ambos considerados unidades de conservação de proteção integral.
No Pedroso, das 9h às 16h, jovens e adultos poderão participar da inédita trilha até a terceira torre do antigo teleférico e a criançada conta com brinquedos gigantes, apresentação musical e oficinas de carimbos naturais e cartão do amigo protetor. Todas as atrações são gratuitas e, com exceção da trilha, não é necessário inscrever-se antecipadamente.
Já em Paranapiacaba, o Parque Nascentes oferta diversas trilhas que saem a partir do Centro de Visitantes. Ao contratar o serviço de um dos monitores ambientais (valores pagos à parte diretamente para os monitores), o público pode conhecer as trilhas do Mirante, da Pontinha, da Água Fria ou da Comunidade. O agendamento prévio e contato com os monitores deve ser feito pelo site https://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/receptivos-turisticos/.

Além disso, uma trilha especial leva o público a experimentar o pôr do sol dentro do Parque Nascentes de Paranapiacaba, com saída às 15h30 do Centro de Visitantes. No mirante, é possível também avistar parte da Serra do Mar, da Baixada Santista, do complexo rodoviário Anchieta – Imigrantes e o pólo industrial de Cubatão. Para participar, é obrigatório levar lanterna com bateria para – no mínimo – uma hora e meia de duração.
Serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas, com agendamento prévio pelo e-mail parquenascentes@gmail.com. Quem não conseguir vaga gratuitamente, pode agendar participação na trilha diretamente com um monitor ambiental, ao custo entre R$ 60 e R$ 80.
As inscrições para as atividades da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, além de outras informações já estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.