O Instituto Smart City Business America reconheceu o Programa Tarifa Zero e premiou a cidade com Prêmio Inovacidade - Fotos Divulgação

A Prefeitura de São Caetano, com seu Programa Tarifa Zero, recebeu o Prêmio Inovacidade do Instituto Smart City Business America, que reconhece as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A cerimônia aconteceu na terça-feira (14/5), no Pro Magno Centro de Eventos, na capital. O Smart City Brazil 2024 (SCB-Br24) termina nesta quarta-feira (15).

“O Tarifa Zero demonstrou que é possível implementar políticas de transporte público inovadoras e acessíveis, mesmo em um contexto de desafios financeiros e infraestruturais. Como resultado, São Caetano se destacou como uma cidade interessada em promover a mobilidade urbana sustentável e inclusiva”,  ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Com o tema Nova Agenda Urbana, o SCB-Br24 tem como objetivos dar vida a essa visão de cidades que prosperam, evoluem e florescem com base nas necessidades e aspirações de cada cidadão e onde os negócios estão aliados às necessidades. Tem como premissas a construção de um ecossistema sólido e autossuficiente na América, fomentar a colaboração, a troca de ideias, perspectivas e soluções inovadoras entre especialistas, líderes do setor e gestores públicos e privados, e auxiliar os municípios na transição para um modelo de gestão e tecnologia inteligentes.

“Receber o Inovacidade pelo Tarifa Zero é um reconhecimento incrível do compromisso de São Caetano do Sul com a inovação e a busca por soluções criativas para questões de mobilidade urbana. Este projeto demonstra um esforço significativo para tornar o transporte público mais acessível e sustentável para todos os cidadãos”, acrescentou o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Diego Santos Vido Faria, que representou o prefeito Auricchio na cerimônia.

PRÊMIO INOVACIDADE

Em 2024, o Prêmio inovaCidade teve 128 inscrições e selecionou 43 projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada e Entidades da Sociedade Civil. Entre elas, o exitoso Tarifa Zero, implementado em novembro de 2023, que trouxe uma inovação significativa no cenário do transporte público brasileiro, ao oferecer gratuidade à população, iniciativa que destacou-se como uma das primeiras experiências do tipo no país e promoveu uma mobilidade urbana mais acessível e equitativa.

Essa proposta inovadora proporcionou uma mobilidade urbana acessível, uma redistribuição mais equitativa dos recursos públicos, direcionando-os para um serviço essencial para a população. Ao eliminar a tarifa de transporte público, o programa eliminou uma barreira financeira para os cidadãos, facilitando o acesso a empregos, serviços e atividades sociais.

 Além disso, o Tarifa Zero representou uma abordagem criativa para lidar com os desafios da mobilidade urbana, buscando soluções que beneficiassem diretamente os residentes da cidade. Ao incentivar o uso do transporte público, a iniciativa teve o potencial de reduzir o tráfego de veículos particulares, contribuindo para a diminuição da poluição e dos congestionamentos nas ruas.