
Muitas crianças sonham em ser jogador de futebol, bailarina, policial, bombeiro, dançarina, ator ou atriz. Mas, para 10 crianças de São Bernardo o sonho é outro. Os finalistas do Programa Prefeito Mirim da Cidade da Criança 2025 participaram, na manhã deste sábado (20/09), de uma palestra especial com o escritor Manuel Filho, autor de mais de 100 obras literárias, entre elas ‘O menino que queria ser Prefeito’, que resgata tanto a memória da Cidade da Criança quanto a história do próprio projeto.
A prefeita Jessica Cormick destacou o papel transformador da iniciativa. “Mais do que uma tradição cultural, o Prefeito Mirim é um exercício democrático que incentiva nossas crianças a sonharem grande, acreditarem em suas ideias e desenvolverem consciência cidadã desde cedo. É emocionante ver como famílias e escolas abraçaram essa causa”.
Na primeira etapa, 49 candidatos elaboraram redações manuscritas com o tema “Quero ser Prefeito Mirim da Cidade da Criança. Para isso, apresento minhas propostas…”. Agora, os 10 classificados para a final, seguem para a votação popular, que acontece entre 1º e 8 de outubro, no site da Prefeitura. A cerimônia de posse será realizada no Dia das Crianças (12/10), no próprio parque.
Durante o encontro com os finalistas e as famílias, o escritor Manuel Filho destacou a relevância do programa e da Cidade da Criança como patrimônio cultural. “O que está acontecendo aqui é muito bonito. A Cidade da Criança marcou minha infância e segue marcando a vida dessas crianças. Esse parque tem importância enorme para a memória e para a identidade de São Bernardo e o programa Prefeito Mirim ajuda a formar novos cidadãos de forma lúdica, mas com a consciência do papel que cada um pode ter para transformar a cidade”.
Nesta retomada do programa, os finalistas são: Beatriz Meneguesso (Colégio Paraíso); Heitor Dantas (EMEB Prefeito Aldino Pinotti); Helena Oliveira (Colégio Stágio); Pietro Brito (EMEB Isidoro Batistini); Theo Sanches (Colégio Paraíso); Pedro Lima (Colégio Terra Mater); Arthur Farias (Colégio Stágio); Cecília Silva (EMEB Julio de Grammont); Dante Ruiz (Colégio Petrópolis) e Evelyn Dorador (SESI São Bernardo do Campo).
Os pais ressaltaram o impacto positivo da iniciativa. “É um programa que resgata a história da cidade e desperta a criatividade das crianças. No nosso caso, partiu dela a vontade de participar, ela escreveu várias versões da redação até escolher a definitiva. Para nós, é gratificante ver que, além de aprender, ela pode levar essa experiência para os colegas e para a vida”, disse Marcelo Dorador, pai da aluna Evelyn.
Já Eliane Menezes de Lima, mãe de Pedro Henrique, ressaltou o amadurecimento do filho no processo. “Ele ficou muito empolgado quando recebeu o comunicado na escola e logo quis escrever suas propostas. Está sendo um aprendizado sobre responsabilidade, entendimento do meio e participação cidadã. Vejo como uma oportunidade de progresso e de resgate cultural para toda a cidade”.
O programa, paralisado por 20 anos, foi retomado brevemente em 2019, mas interrompido nos anos seguintes. Agora retorna em um modelo modernizado, que une avaliação técnica e votação popular, reforçando sua vocação como instrumento de participação e integração comunitária. Criado há 57 anos, o Prefeito Mirim nasceu vinculado à Cidade da Criança, parque temático mais antigo do Brasil, como ferramenta de educação política e valorização do espírito de cidadania entre os jovens.
A retomada do programa integra mais uma ação voltada ao turismo de São Bernardo. Hoje, o departamento faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude. O secretário da pasta, Rafael Demarchi, reforçou que o programa ajuda a construir novos caminhos para os jovens. “São Bernardo tem um compromisso com o futuro, e o futuro está nessas crianças. O Prefeito Mirim estimula criatividade, senso de responsabilidade e a construção de novas lideranças, ao mesmo tempo em que fortalece a identidade cultural do município”, concluiu.
Na fase final, os 10 classificados deverão gravar um vídeo de até 1 minuto, em formato horizontal e sem edição, apresentando suas propostas para a cidade. O material será publicado no portal da Prefeitura e ficará disponível para votação popular, aberta a todos os cidadãos e limitada a um voto por CPF. O resultado da votação será conhecido no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, durante a cerimônia de posse do novo Prefeito Mirim, em evento oficial na Cidade da Criança.
*Cronograma oficial:*
• 01/09: Início da avaliação das propostas
• 15/09: Conclusão da avaliação
• 19/09: Divulgação dos classificados para a fase final no Notícias do Município
• 22/09: Início do prazo para envio dos vídeos pelos finalistas
• 29/09: Encerramento do prazo de envio dos vídeos
• 01/10: Abertura da votação popular no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br)
• 08/10: Encerramento da votação popular
• 12/10: Cerimônia de posse do Prefeito Mirim