Em maior plano de investimento na modernização do parque de iluminação pública da cidade, a Prefeitura de São Bernardo superou o patamar de 50% de seu território com sistema de tecnologia de LED. Esse índice se dá com o início nesta segunda-feira (26/12) da implantação da medida no Silvina-Audi. Balanço do Programa Mais Luz, idealizado no governo Orlando Morando, aponta que o município atingiu a marca de 26.129 pontos de luz renovados – são 52 mil luminárias, no total –, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio.
Com a conclusão de nova etapa das instalações desta vez no Silvina-Audi, o processo de implantação de LED na cidade chegou a 661 quilômetros de extensão, o que, para efeito de comparação, significa uma distância acima a que pode ser percorrida de veículo do Centro de São Bernardo a Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A estimativa da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, pasta responsável pelas ações, é a de que as intervenções sejam realizadas em 100% do município até o fim de 2024.
“É impensável, para nós, imaginarmos que, antes da nossa gestão, São Bernardo não investia em LED, projeto referência e hoje já consolidado na cidade. A implantação da nova tecnologia gera maior eficiência energética e, por consequência, economia na conta. A eficiência, aliada à redução de gastos, é um lema do governo. Essa iniciativa visa ainda proporcionar mais claridade e segurança à população de todo o entorno, deixando também a cidade mais bonita”, destacou o prefeito Orlando Morando.
O investimento total do programa até agora em São Bernardo completa o volume de R$ 48,03 milhões. Iniciado em 2020, o Mais Luz já registrou modernização nas principais vias que cortam a cidade, como as avenidas Pereira Barreto, Kennedy, Robert Kennedy, Senador Vergueiro, Lauro Gomes, Lucas Nogueira Garcês, Brigadeiro Faria Lima, João Firmino, Pery Ronchetti e as ruas Jurubatuba, dos Vianas, Marechal Deodoro e Padre Léo Comissari, além de praças e as estradas dos Alvarenga, Galvão Bueno, Montanhão e dos Casa.
BAIRROS – Na terceira fase do Mais Luz, depois de contemplar os principais corredores viários, o programa passou a beneficiar integralmente os bairros. Desde então, o plano atendeu, por exemplo, as regiões da Pauliceia, Taboão, Batistini, Anchieta, Nova Petrópolis, Botujuru, Montanhão, Santa Terezinha, Parque Selecta, Centro, Alvarenga, Cooperativa e Baeta Neves.