
Os candidatos a ingressar em um dos quatro cursos do Programa Faculdade Municipal São Bernardo vão saber nesta quarta-feira (14/1) os nomes dos aprovados no vestibular 2026, que serão divulgados em edição extra do jornal eletrônico Notícias do Município. A relação final dos selecionados para cursar Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Marketing Digital leva em conta o resultado do vestibular e o cumprimento das exigências de elegibilidade, como renda familiar e não ter ensino Superior completo.
Conforme o cronograma elaborado pela Prefeitura e a Universidade São Judas Tadeu, parceira no projeto e responsável pela gestão pedagógica da Faculdade Municipal, os aprovados deverão comparecer para matrícula entre os dias 19 e 23 de janeiro, das 13h às 20h, na unidade São Judas, campus São Bernardo, localizada na Avenida Pereira Barreto, 1.479, bairro Baeta Neves. Antes disso, dias 15 e 16, candidatos poderão apresentar recurso com relação à documentação. Já as matrículas para vagas remanescentes deverão ser feitas de 26 a 30 de janeiro.
Os aprovados devem comparecer ao campus da São Judas portando os seguintes documentos: RG dentro da validade (original e cópia simples); histórico de conclusão do Ensino Médio (original e cópia simples); CPF (original e cópia simples); Título de Eleitor (original e cópia simples); certidão de nascimento (original e cópia simples) e comprovante de residência (original e cópia simples).
O Programa Faculdade Municipal São Bernardo é destinado para pessoas de baixa renda que não tenham concluído curso de nível Superior. Em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, a iniciativa oferece 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão Financeira e Marketing Digital. A lista final dos aprovados no vestibular 2026 da Faculdade Municipal pode ser conferida no link: https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/faculdade-municipal-sbc.html
“O sonho de fazer um curso superior agora será realidade para mais 200 pessoas que não teriam condições de pagar. Foi pensando nestas pessoas que criamos a Faculdade Municipal gratuita, porque é dever do poder público dar condições para que todos possam ter oportunidades. A partir de fevereiro teremos 400 alunos, e no segundo semestre serão 600”, disse o prefeito Marcelo Lima.
O chefe do Executivo falou também sobre outras iniciativas implementadas pela gestão com o objetivo de ampliar o leque de oportunidades em São Bernardo, sobretudo para quem está em vulnerabilidade social. “Também criamos o Conecta, programa de intercâmbio internacional gratuito para alunos do Ensino Médio, e agora o Conecta – Professor, que vai beneficiar profissionais da rede municipal, assim como a oferta de bolsas de estudo integral na Faculdade de Direito São Bernardo. E neste ano teremos também programa de bolsas de estudo na área da Saúde, inclusive em Medicina.”
A primeira aula da Faculdade Municipal em 2026 está prevista para o dia 23 fevereiro, no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), localizado na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no bairro Planalto. O encontro reunirá os alunos da primeira turma da instituição, que iniciou os cursos em agosto de 2025 e os aprovados no vestibular 2026.
As aulas na modalidade semipresencial começam a partir do dia 24 de fevereiro na sede da faculdade, localizada na Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro, cujas instalações foram inauguradas em 1º de agosto de 2025. O prédio, da Prefeitura, ficou abandonado nos últimos anos e o térreo foi totalmente revitalizado e adaptado para acolher a primeira turma de estudantes e profissionais. Os outros pavimentos estão em fase final de obras, que devem ser concluídas em meados de fevereiro.
Matrículas Faculdade Municipal São Bernardo
Dias: De 19 a 23 de janeiro de 2026
Horário: das 13h às 20h
Local: Campus São Bernardo (Universidade São Judas Tadeu)
Avenida Pereira Barreto, 1.479, bairro Baeta Neves.



















