A seleção para os Programas de Residência Médica do Centro Universitário FMABC, em Santo André, bateu mais uma vez o recorde de inscrições da instituição. Dados oficiais do Instituto Avalia, organizador do processo seletivo, mostram que 4584 candidatos se inscreveram para participar da prova, que oferece 184 vagas e engloba 41 especialidades médicas.

A marca histórica confirma uma tendência constante de crescimento do interesse de novos médicos pelos Programas de Residência Médica do Centro Universitário FMABC. Em 2021, o processo contou com 2,6 mil inscritos, saltou para 2,9 mil em 2022 e 3,2 mil em 2023, batendo a marca de 4 mil candidatos em 2024.

A Residência Médica é um programa de ensino destinado a médicos que já completaram sua graduação em Medicina e pretendem se especializar em áreas específicas, como cirurgia geral, clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia, entre outras.

Os residentes matriculados têm a oportunidade de participar de atividades práticas sob a forma de estágio hospitalar, onde são supervisionados por docentes, preceptores e profissionais qualificados na área. Essas atividades práticas são fundamentais para garantir que os médicos possam desenvolver e aplicar os conhecimentos essenciais em cada especialidade, visando garantir um atendimento de qualidade à população em geral. Trata-se de uma etapa imprescindível para a formação de um bom médico.

Atualmente a residência médica da FMABC conta com 451 matriculados, colocando-se entre as 10 maiores do setor no país. Esses residentes atuam em 39 campos de estágio credenciados ao Centro Universitário. Entre eles estão o Hospital Estadual Mário Covas, Hospital da Mulher e o Centro Hospitalar do Município de Santo André; o Hospital de Clínicas e o Hospital de Urgências em São Bernardo e o Hospital Maria Braido em São Caetano, entre outros.

Segundo o coordenador geral da Comissão de Residência Médica, Fernando Veiga, “a Residência Médica é parte fundamental da formação de um bom especialista e o Centro Universitário FMABC prima pelo desenvolvimento e busca de excelência na formação dos médicos que vão atender aos desafios da Medicina nos dias atuais, tanto na região do ABC como no restante do Estado de São Paulo e do Brasil. O aumento anual da procura dos médicos pelos nossos Programas de Residência somente confirma que esta missão está sendo cumprida”, afirma.