Capacitação tem como objetivo estabelecer protocolos de segurança a serem cumpridos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Capacitação tem como objetivo estabelecer protocolos de segurança a serem cumpridos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Nesta segunda-feira, 18/01, a Prefeitura de São Bernardo, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, intensificou o treinamento de aproximadamente 1.000 profissionais de Saúde, que estarão envolvidos diretamente na campanha de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é estabelecer os protocolos de segurança a serem cumpridos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Vale destacar que a cidade está estruturada para início da vacinação, assim que as doses forem enviadas à cidade.

Cronograma

Na primeira fase de vacinação estarão contemplados os profissionais de Saúde, que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia, bem como as Instituições de Longa Permanência de Idosos. A expectativa é que as doses serão enviadas à cidade nos próximos dias dentro do PNI, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa das vacinas de Oxford e CoronaVac, no último domingo (17/01).

Ao todo, mil profissionais participaram da capacitação nesta segunda-feira, 18/01. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

“Esperamos que seja um procedimento tranquilo e que as pessoas respeitem o processo, evitando aglomeração e tumulto nos equipamentos de Saúde, bem como mantendo o uso de máscara e demais cuidados, em meio à pandemia que ainda estamos atravessando”, declarou o prefeito Orlando Morando.

Estrutura

O município conta com 28 mil profissionais de Saúde, que compõe a rede municipal e privada de Saúde. Além disso, há aproximadamente 400 mil kits de seringas e agulhas em estoque. “Todos os profissionais envolvidos neste processo estão sendo treinados, com simulações de situações que podem ocorrer durante o processo de vacinação, para que todos possam estar preparados em eventos adversos e formular protocolos de rotina de trabalho. Todo o treinamento está sendo feito em sistema de rodízio para evitar aglomerações”, esclareceu o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.