Aplicativo facilita o acesso dos moradores aos serviços do Procon. Foto: Alex Cavanha/PSA
Aplicativo facilita o acesso dos moradores aos serviços do Procon. Foto: Alex Cavanha/PSA

A partir de agora, os moradores de Santo André podem contar com uma nova ferramenta gratuita para registrar reclamações e tirar dúvidas relacionadas ao consumo. Trata-se de um aplicativo para celular lançado pelo Procon, que está disponível nos sistemas Android e iOS com o nome “Procon Santo André” e também pode ser acessado por meio do link https://app.vc/proconsantoandre, sem a necessidade de fazer download.

Estrutura

“Criamos esta ferramenta de trabalho para neste tempo de pandemia dar mais facilidade para os usuários registrarem reclamação ou fazerem agendamento e consultas”, afirmou a diretora do Procon Santo André, Doroti Cavalini.

O aplicativo é simples e prático, permitindo que os usuários registrem sua reclamação de sua casa, trabalho, e até mesmo do estabelecimento comercial que se sentir lesado. O app possui ainda orientações e redirecionamento para sites de defesa do consumidor com várias dicas de consumo, como por exemplo, a lista de sites não recomendáveis para compra.

Aplicativo pode ser utilizado sem a necessidade de fazer download. Foto: Alex Cavanha/PSA
Aplicativo pode ser utilizado sem a necessidade de fazer download.
Foto: Alex Cavanha/PSA

Como utilizar o aplicativo?

Para realizar a contestação é necessário ter os dados relacionados ao caso, como documento pessoal, nota fiscal, ordem de serviço, contrato, conta contestada ou documentos que demonstrem a reclamação. A solicitação do atendimento pode ser registrada na aba “Dados da reclamação”, onde o consumidor irá inserir todas as informações necessárias para atendimento.

Para o envio de documentos de forma segura e rápida, o consumidor deverá acessar a aba “Envio de documentos”, onde será redirecionado automaticamente para o e-mail e poderá anexar quantos documentos forem necessários. O app possui ainda um passo a passo para que o consumidor que não tenha muita prática consiga registrar o atendimento sem sair de casa.