A Procissão dos Carroceiros, tradicional evento em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de São Bernardo, reuniu cerca de 3.000 pessoas neste domingo (3/9). A tradicional celebração, que integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo, marcou o encerramento dos festejos pelos 470 anos da cidade.
Nem o sol forte e o calor intenso foram capazes de desanimar os fiéis, que seguiram a imagem peregrina da santa pelas ruas da cidade em percurso de pouco mais de 3 quilômetros, iniciado na Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, localizada na Avenida Luiz Pequini, bairro Santa Terezinha, e que passou por vias como Rua Angelina Tomé, Rua Roque Silva, Avenida Rotary, Rua Marechal Deodoro, Rua Padre Lustosa até a Praça da Matriz.
O cortejo contou com a participação de diversas comunidades católicas da cidade, que seguiram em caminhada, entoando cantos de louvor e professando sua fé. Houve, ainda, a presença de romeiros de bicicletas, motos, em charretes ou a cavalo, caso do prefeito Orlando Morando, que percorreu todo o trajeto. “Uma alegria celebrar os 470 anos da nossa cidade e todas as conquistas observadas nos últimos seis anos e meio, além de manter uma tradição importante que remonta à história de São Bernardo. Sou muito grato por ser prefeito do lugar onde nasci e cresci e poder contribuir para o desenvolvimento dessa terra abençoada”, destaca o chefe do Executivo.
A Procissão dos Carroceiros foi encerrada por volta das 10h30, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem à Igreja Matriz, onde o público aguardava para acompanhar a bênção aos romeiros e dar início à missa festiva celebrada pelo bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini. Neste ano, a Festa da Padroeira tem o tema “Faze, Senhora da Boa Viagem, que caminhemos no santo amor de Deus”, e contou, ainda, com apresentações musicais de bandas cristãs, além de barracas de alimentos e bebidas.
TRADIÇÃO – A Procissão dos Carroceiros de São Bernardo foi criada em 1917, reunindo devotos da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado. A celebração religiosa e cultural é um resgate à história do município, ponto estratégico para a parada das tropas e carroças que se destinavam ao Litoral, e onde os carroceiros paravam para agradecer e pedir proteção na jornada.
QUEIMA DO ALHO – Ainda neste domingo, o estacionamento superior do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib foi palco da tradicional Festa da Queima do Alho de São Bernardo. A atividade reuniu, principalmente, os participantes da Procissão dos Carroceiros, tendo como base a preservação da cultura e culinária caipiras. Além de foodtrucks com variedade de comidas e bebidas, o evento contou com música sertaneja ao vivo e com o Caminhão do Giro, com atividades como pula-pula, brinquedo de escorredor inflável e touro mecânico.