Nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 19h, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul realiza a abertura da exposição “Mãos, Argila e Arte: cerâmicas do Espaço Cultural Casa de Vidro”, no Espaço do Forno. Dedicada à produção em cerâmica, a proposta é refletir sobre a história deste ofício na cidade, partindo das peças desenvolvidas no ateliê da Casa de Vidro, espaço livre de criação em diversas técnicas de arte, gerido pela Pró-Memória.
O Espaço do Forno está localizado na Praça do Forno, Espaço Cerâmica, em São Caetano. A exposição estará aberta para visitação até 31 de janeiro de 2026, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; é gratuita e livre para todas as idades. As peças, em sua maioria, são produções coletivas, que se tornaram parte do acervo da instituição, suporte de estudo de artesãos e de profissionais das artes manuais. Também fazem parte da mostra fotografias de Paulo Cesar Ribeiro, obras documentais do trabalho de ateliê, da manualidade e da feitura das cerâmicas em diversas etapas da produção.
Espaço do Forno
Local cultural destinado à apresentação de exposições artísticas de caráter histórico. Foi inaugurado como espaço expositivo em 2014 com o propósito de divulgar temas variados da história da cidade, promovendo diálogos com um leque amplo de aspectos de sua cultura e de sua formação social. O lugar possui um valor patrimonial inestimável, pois consiste em um remanescente do conjunto de fornos intermitentes utilizados na produção de refratários da Cerâmica São Caetano, uma das principais fábricas da história da industrialização da localidade, que esteve em atividade entre as décadas de 1920 e 1990 na área hoje ocupada pelo Espaço Cerâmica, um complexo constituído pelo Park Shopping São Caetano, Parque Tom Jobim, condomínios comerciais e residenciais, e por uma unidade do Hospital e Maternidade São Luiz. Revitalizado, o Espaço do Forno recebeu nova iluminação e paisagismo, entre outras melhorias, pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), e pelo Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa). Também contou com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Cerâmica.