Área localizada em Paranapiacaba será recuperada com recursos federais destinados à preservação histórica. Foto: Helber Aggio/PSA
Área localizada em Paranapiacaba será recuperada com recursos federais destinados à preservação histórica. Foto: Helber Aggio/PSA

Nesta quinta-feira, 04/03, a Prefeitura de Santo André deu início às obras de restauro do primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil. O espaço está localizado em Paranapiacaba, e as intervenções serão realizadas com recursos federais voltados à preservação histórica.

História

Construído no final do século 19, o campo foi a casa de um dos primeiros times de futebol do Brasil, o Serrano Athletic Club, e receberá investimento de aproximadamente R$ 4 milhões captados por meio de convênio com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas. Os recursos são disponibilizados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão parceiro da Prefeitura em parte dos restauros realizados na Vila.

Paulo Serra assinou o inicio das obras ao lado do vice prefeito Luiz Zacarias e do secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli. Foto: Helber Aggio/PSA

“Esta obra é muito importante não só para a história do futebol, já que foi aqui que os operários da ferrovia realizaram os primeiros jogos desse esporte no Brasil, mas também para a preservação da história do país para as próximas gerações. O futebol é uma paixão nacional e o fato de existir esse campo histórico aqui na Vila, totalmente restaurado, vai ser mais um atrativo para o turismo, atraindo também investimentos que vão beneficiar muito os empreendedores de Paranapiacaba”, comemorou o prefeito Paulo Serra.

Obras

A obra prevê a restauração completa, seguindo fielmente as características originais da centenária arquibancada e do vestiário, além da construção de uma nova arquibancada e um vestiário do lado oposto, bem como um banheiro público. “A ideia é conciliar a parte histórica com uma parte nova, que a atualidade exige, para que possamos usar efetivamente o espaço, realizar jogos e eventos”, acrescentou o prefeito.

Será realizada ainda a construção de um muro de gabião, que tem a função de contenção de barragens e drenagem de água e que, por ser em patamares, também poderá ser usado como arquibancada. A obra inclui serviços de drenagem e recuperação do gramado e instalação de alambrado no campo.

“A data de hoje marca o início da restauração deste local onde nasceu o futebol do Brasil, mas também marca a entrega de três revitalizações muito importantes para Paranapiacaba: a casa da Rua Direita, o Galpão dos Solteiros e o Largo dos Padeiros”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.