Foto: Gabriela Gonçalves/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Educação, realizou reunião nesta quarta-feira (4/2) com diretores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental para tratar do início do ano letivo, marcado para o dia 11 de fevereiro. O encontro ocorreu no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns e foi dividido em dois momentos, organizados por etapa de ensino, com o objetivo de qualificar o alinhamento das orientações pedagógicas e administrativas para 2026.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação e do prefeito, que destacaram a importância do planejamento integrado entre a Secretaria de Educação e as unidades escolares para garantir um início de ano organizado e alinhado às diretrizes da rede municipal.

“Adotamos em 2025 uma estratégia de construir a Educação de São Caetano ouvindo todos os atores envolvidos. Foi assim que revisamos a questão do ensino integral obrigatório, aperfeiçoamos a carga horária dos professores e organizamos as atividades para intensificar as ações em prol da qualidade do ensino em São Caetano”, afirmou o prefeito.

Foto: Gabriela Gonçalves/PMSCS

Durante a apresentação, o secretário abordou temas centrais para o funcionamento das escolas, como transporte escolar, merenda, organização das unidades diante das reformas estruturais, gestão de recursos humanos e o aperfeiçoamento do Horário Pedagógico Coletivo (HPC). Também foram destacadas as instruções normativas que regulamentam o funcionamento das escolas, a carga horária do ano letivo, a chamada para concurso público, o programa de transferência financeira para as unidades escolares e o trabalho da Ouvidoria, com caráter formativo e de apoio à gestão.

Fabiano ainda informou que será publicada instrução normativa específica sobre o uso de aparelhos celulares, com foco especial nas orientações para os funcionários da rede municipal de ensino, como parte do conjunto de medidas voltadas à organização do ambiente escolar e ao fortalecimento das rotinas institucionais.

“O essencial é que todos vivam a escola, que é um organismo vivo. A gente nunca vai saber o que se passa dentro da nossa escola se ficarmos só sentados na mesa. Educação se faz no dia a dia e com presença”, pontuou Fabiano.

Diretora do Cecape, Maiberte Brogliato também apresentou as perspectivas de ampliação das ações de formação continuada para 2026, com destaque para o fortalecimento do AutoriaSCS, plataforma de cursos on-line da rede municipal, que deverá ampliar as oportunidades de capacitação dos profissionais da educação ao longo do ano letivo.