Uma das principais vias de comércio da Grande São Paulo, a Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, mantém vivas tradições e traços históricos da cidade. Para preservar e valorizar ainda mais a memória do município, o prefeito Marcelo Lima, acompanhado de secretários e demais técnicos da gestão, realizou neste sábado (7/2) vistorias técnicas que marcaram o início do processo de estudos para a restauração das praças Lauro Gomes e Santa Filomena. Os espaços são tombados pelo COMPAH-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico), que participará do diálogo sobre as melhorias que serão propostas para os locais.
“Essas são duas praças importantes que guardam a história do povo de São Bernardo e que, por isso, precisam estar bem cuidadas e preservadas. Nossas equipes vão iniciar estudos para avaliar quais intervenções podem ser realizadas nos dois pontos, respeitando as características originais e valorizando toda essa região, por onde circulam milhares de pessoas todos os dias”, destacou o prefeito.
A Praça Santa Filomena abriga capela construída em 1881, em estilo colonial e utilizando pau-a-pique, um dos principais ícones da história de São Bernardo que faz referência aos imigrantes italianos e à antiga Estrada Geral de Santos. Inaugurada no dia 20 de agosto de 1954, a Praça Lauro Gomes é um dos pontos mais emblemáticos da cidade, cercada por empreendedores que atuam no comércio popular.
Os projetos de restauração dos espaços serão desenvolvidos de forma integrada entre secretarias de Cultura, de Serviços Urbanos e de Obras, respeitando as características históricas e procedimentos junto ao COMPAH-SBC. Os estudos de melhorias integram pacote de intervenções para modernizar e valorizar o eixo da Rua Marechal e entorno.

MAIS AVANÇOS – Em 2025, a Prefeitura, sob a liderança do prefeito Marcelo Lima, reestruturou prédio abandonado para a implantação da Faculdade Municipal São Bernardo – espaço que está sendo ampliado neste ano para receber novos estudantes.
A Praça Brasilitália, situada no início da Avenida Brigadeiro Faria Lima, e a Praça Alberto Eduardo Bellinghausen, no início da Rua Marechal Deodoro, foram revitalizadas e entregues pela Prefeitura, de cara nova, em dezembro do ano passado. Os espaços ganharam nova iluminação LED, acessibilidade, paisagismo, pintura, entre outras melhorias que valorizam toda a região e garantem mais segurança a quem passa pelos locais.




















