Mais uma importante conquista para a população do Grande Alvarenga foi registrada nesta quinta-feira (29/9), com o avanço do projeto de urbanização do Jardim Serro Azul. Isso porque foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o edital para a contratação da empresa responsável pelas obras que beneficiarão cerca de 492 famílias, com investimento da ordem de R$ 36 milhões. As intervenções serão fruto de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), e incluem desde a produção de unidades habitacionais, construção de redes de coleta e tratamento de esgoto, regularização fundiária, além da recuperação da Represa Billings.
“Podemos dizer que o Jardim Serro Azul passará por uma verdadeira transformação. Esse é mais um importante avanço que está sendo possível graças ao trabalho do governador Rodrigo Garcia, da minha esposa e deputada estadual Carla Morando, e do nosso vice-prefeito Marcelo Lima, pessoas comprometidas com a nossa cidade e com a melhora da qualidade de vida da nossa população. A expectativa é a de que, se o processo licitatório correr dentro do prazo legal, muito em breve a gente possa assinar a ordem de serviço para início das obras”, destaca o prefeito Orlando Morando.
Conforme explica o secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto, o Jardim Serro Azul está localizado em área de manancial e, por isso, as intervenções são de suma importância para a recuperação ambiental da Represa Billings. “O projeto de infraestrutura proposto para o local tem como objetivo solucionar a inexistência de redes de coleta de esgotos e de drenagem, que causam impacto ambiental direto, poluindo e descaracterizando córregos e nascentes”, diz.
ALVARENGUINHA – O Grande Alvarenga está entre as prioridades da gestão. Também a partir de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado, por meio da CDHU, está em execução o projeto de urbanização da região do Alvarenguinha, às margens da Represa Billings. As obras contemplam os núcleos Parque Ideal I e II, Novo Horizonte I e II, Parque dos Químicos, Nova América, Chácara e Cruzeiro do Sul, mediante investimento total de R$ 75 milhões. Serão executadas obras de saneamento, contenção de encostas, pavimentação, regularização fundiária, lazer completo, além de recuperação ambiental do manancial.