A região do Jardim Santo André ganhou nesta quinta-feira (20) mais um espaço para passatempo e prática esportiva voltado à população: foi inaugurada a Praça e Área de Lazer Gamboa, área completamente revitalizada localizada na rua de mesmo nome.
No local inaugurado nesta quinta foram construídos um campinho de grama sintética, uma quadra de areia, um playground e uma área com mesas e bancos. A Prefeitura de Santo André realizou a manutenção da área verde e o plantio de árvores e arbustos, além da instalação de iluminação. Foram investidos R$ 704 mil nas intervenções.
“A gente festeja muito as grandes obras e entregamos diversas aqui nessa região da Grande Vila Luzita, mas com a mesma intensidade, disposição e alegria nós comemoramos também as que são consideradas pequenas, mas que proporcionam uma transformação social muito grande na qualidade de vida das pessoas”, considerou o prefeito Paulo Serra, que esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra, além de vereadores e secretários.
“Este aqui era um ‘terrão’, um local que não tinha condições, mas que de maneira heróica o pessoal da comunidade tinha projeto de tentar de alguma forma encaminhar as crianças ao esporte. Assumimos o compromisso de transformar e agora dar essa cara, com essa qualidade e esse padrão que os moradores daqui merecem, que é o mesmo padrão dado para outras regiões da cidade. O que a gente faz no Centro também faz aqui, porque a gente enxerga, entende e trata o morador e a moradora de Santo André como ser humano e todos são iguais, independentemente de condição financeira ou bairro”, emendou Paulo Serra.
Está prevista também toda a revitalização do grafite ao redor da praça, que recebeu convocação do prefeito à população para manutenção e segurança do espaço. “Nos ajudem a cuidar e conservar, porque o espaço está lindo. Não vamos deixar se deteriorar. Aqui temos equipamentos que podem ser muito usados pela comunidade e contamos com vocês no dia a dia para o bom uso, para que seja local de convivência, cultura e qualidade de vida”, pediu o prefeito.
Após as considerações, o prefeito Paulo Serra entrou no campinho de grama sintética para cobrar um pênalti simbólico. No gol estava Riquelme, representando os moradores da Gamboa, que acabou não conseguindo defender o chute do chefe do Paço andreense. O prefeito depois se dirigiu à quadra de areia, onde se arriscou no futevôlei.
Projeto social – Morador do bairro há 32 anos, Gilson Magalhães, 36, utilizava o antigo espaço – que agora deu lugar à praça – para dar aulas de futebol para crianças. Na ocasião, ele e alguns colegas instalaram as traves, colocaram terra, deixaram o terreno plano e iniciaram o projeto. E nesta quinta-feira, ele passou a ter uma melhor estrutura para desenvolver a ação, ampliar as modalidades oferecidas (agora também vôlei e futevôlei) e trazer mais alunos.
“A gente, sem custo, dá treino para crianças nas partes da manhã e da tarde e faz festivais com medalhas e troféus para dar motivação a elas à prática do esporte. Essa obra vai motivar ainda mais as crianças e incentivar os pais da comunidade a tirar a criançada da frente do computador e do celular”, disse Gilson Magalhães. “O projeto vai crescer com a casa nova”, projetou Paulo Serra.