O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu na noite desta segunda-feira (28/8) o prêmio Personalidades do Ano 2023 no quesito gestão pública municipal. O título entregue a Morando, em cerimônia realizada no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, representou a única homenagem concedida neste ano a um chefe do Executivo no País. O evento foi promovido pelo Fórum das Américas e Global Council of Sustainability & Marketing (GCSM), em parceria com o grupo Esfera Brasil.
Essa foi a 6ª edição do “Personalidades do Ano”, que tem como objetivo reconhecer ações relevantes de pessoas notáveis nos âmbitos público, político e empresarial, destacando o impacto em suas áreas de atuação. A iniciativa contou com as participações do ex-presidente da República Michel Temer, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, deputados, prefeitos e outras autoridades do País, além de empresários de diversos segmentos.
“Me sinto honrado com essa homenagem. Reafirmo a alegria de servir por dois mandatos a cidade em que nasci, cresci e crio meus filhos. Cidade do progresso, que já produziu carvão, móveis, automóveis e hoje se renova. Atualmente, São Bernardo está transformada e se tornou referência nacional de políticas públicas exitosas, como na lei de incentivo fiscal, com desconto de tributos a empresas que queiram investir no município. Esse prêmio, em síntese, representa que temos mais acertado do que errado na gestão e valoriza a marca do nosso governo em melhorar a vida das pessoas”, frisou o prefeito.
A entrega do prêmio para o chefe do Executivo de São Bernardo se deu pelas mãos de Alfons Gardmann presidente da empresa Pado, figura também homenageada durante a solenidade, dentro do segmento da indústria e metalurgia. Agraciado enquanto chefiou o Palácio do Planalto, Temer ocupou a presidência da mesa diretora e abriu oficialmente o evento. Já Pacheco recebeu o título de Personalidade Pública da Década – Woca 2023.
Considerado por sua atuação no Congresso, Pacheco dividiu a homenagem com os colegas de Brasília, defendendo trabalho dos pares na construção de “um País melhor”. “O Congresso tem legado ao País soluções legislativas que ajudaram a nação a superar os enormes desafios dos últimos anos. E, neste sentido, seguiremos com o trabalho para entregar outros importantes marcos para a sociedade brasileira, como a reforma tributária. Além disso, temos desafios em pautas como transição energética, na preservação do meio ambiente e na economia verde.”
HOMENAGENS – O Personalidades 2023 foi concedido ainda para Rubens Menin, presidente da MRV e controlador da CNN Brasil (construção civil), Marcio Rea, diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), e Marcelo Kanitz Damasceno, comandante-geral da Força Aérea Brasileira (gestão militar). “Devemos homenagear as pessoas e trabalhos, é bom para a sociedade. O bom exemplo deve ser explorado. O Brasil precisa de incentivos, metas, as pessoas precisam buscar o sucesso, isso é muito positivo”, pontuou Menin.
José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (cadeia produtiva), e o deputado federal Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio, completaram a lista de homenageados.