A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro (Sectur) e o Airbnb promoveram, na última quinta-feira, 13 de agosto, uma iniciativa conjunta para capacitar anfitriões sobre o novo Protocolo Avançado de Higienização da plataforma. A iniciativa de apoio à retomada do turismo local pós-pandemia envolveu um webinar com detalhes sobre o protocolo, que inclui um selo criado pelo Airbnb para ajudar a impulsionar os anúncios que seguem as novas diretrizes. Mais informações disponíveis nesta página especial.
O Protocolo Avançado de Higienização da plataforma, lançado globalmente em abril e já disponível no Brasil, foi desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas internacionais. Dentre eles, destaca-se o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, instituto que é referência nos esforços de combate à COVID-19. As diretrizes envolvem, além da capacitação da comunidade de anfitriões sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa, a certificação das acomodações que adotam o protocolo.
Intervalo de segurança
O Secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo César Magalhães, foi convidado a iniciar o webinar e falou sobre a preocupação com a Segurança em Saúde em Porto Seguro. “Sabemos da importância dos imóveis locados via Airbnb, tanto para a economia, quanto para a acomodação dos turistas, e saber que também estarão adequados aos protocolos nos traz ainda mais a certeza de que preparamos o melhor e mais seguro destino do Brasil”, frisou.
Item Limpeza será ainda mais exigido
“Na retomada das viagens de turismo, algo que está claro é que aspectos de limpeza vão ganhar uma relevância ainda maior para os hóspedes, e que estabelecer novos padrões de higienização é fundamental para o setor. E o Airbnb foi pioneiro no segmento de compartilhamento de acomodações nesse sentido”, afirma Jun Yamamoto, gerente de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil. .
Renda extra e impacto econômico
Ainda de acordo com o Airbnb, considerando a capilaridade e o grande número de anfitriões, a plataforma vai contribuir muito com as entidades públicas para apresentar novas possibilidades de turismo em Porto Seguro, oferecendo opções de viagens autênticas, conectadas à comunidade local e com grande impacto na geração de renda.