Nesta quarta-feira, 17/03, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a revitalização de mais um ponto que sofria com o despego ilegal de lixo, desta vez localizado na avenida dos Estados – próximo à rua Telavive –, junto ao núcleo Metalúrgica. Os serviços foram feitos com o apoio da Prefeitura de Santo André.
A ação consistiu na adequação do passeio público e implantação de pequena área verde linear, com plantio de 16 mudas de espécies da Mata Atlântica. Com a intervenção, a autarquia espera coibir a prática do descarte irregular no local, o que deve reduzir os gastos com a limpeza constante da área. Ainda serão colocadas placas proibitivas e será realizada ação orientativa junto aos moradores do entorno, a partir desta quinta-feira, 18/03.
Histórico
Em 2020, as equipes realizaram 215 viagens para remoção das cerca de 600 toneladas de detritos dispostos de forma ilegal, ao custo de aproximadamente R$ 120,5 mil.
No ano passado, o Semasa conseguiu eliminar seis pontos que sofriam com este tipo de crime ambiental. Atualmente, a autarquia contabiliza 50 pontos que sofrem com o descarte irregular de resíduos.
Descarte irregular é crime ambiental
O descarte irregular de lixo é passível de multa e até mesmo detenção. A multa pode chegar a 10 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), o equivalente hoje a R$ 42.925,00. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes. As denúncias podem ser feitas pelo site (www.semasa.sp.gov.br), pelo Fale Conosco (também disponível pelo site) ou ainda pelo Facebook da autarquia.