CapacitaTech, programa vinculado ao Parque Tecnológico de Santo André, concentra opções de capacitação em nível básico até o nível avançado. Foto: Angelo Baima/PSA
CapacitaTech, programa vinculado ao Parque Tecnológico de Santo André, concentra opções de capacitação em nível básico até o nível avançado. Foto: Angelo Baima/PSA

Dar oportunidade de capacitação gratuita para pessoas que queiram se tornar profissionais de ponta em tecnologia da informação, capazes de suprir as muitas demandas de um mercado que cresce impulsionado pelas inovações tecnológicas necessárias para o novo estilo de vida que se desenhou após a pandemia de Covid-19. Esse é o objetivo do CapacitaTech, uma plataforma que concentra informações e dá acesso direto a cerca de 7 mil cursos na área de TI, a maioria gratuitos, ofertados por empresas do Brasil e do mundo.

São oportunidades de capacitação promovidas por 80 empresas, como Microsoft, HP Life, Qlik, Dell, Instituto Tim, Sebrae, Senai, FGV, Udemy, Data Science Academy, IGTI, CEcyber, Google, 4 Linux, Intel, AWS e outros. A plataforma também oferece 42 oportunidades de certificação na área de tecnologia para quem quer atestar uma especialização em determinadas tecnologias ou metodologias, incluindo um Guia de Certificações da DB1 Group. O link de acesso ao CapacitaTech é https://bit.ly/capacitatech-santoandre

Dentro do leque de cursos disponíveis no CapacitaTech é possível encontrar capacitações para quem está começando, como os diversos cursos de programação para iniciantes da RBTech e o curso de programação básica HTML da Khan Academy, ou cursos de iniciação para alfabetização de dados, da Qlik. Estão disponíveis também temas avançados como treinamentos focados em soluções Fortinet, segurança e infraestrutura, treinamentos focados também em soluções AWS, curso de inteligência artificial pela Intel, blockchain, indústria 4.0 e LGPD pelo Senai.

Há ainda opções de cursos para desenvolvimento de software, Laravel 8, VUE  JS 3, Digital Ocean, PHP, Open Source, automação, banco de dados, Microsoft 365, cursos específicos para Devs e Techs, Big Data, PowerBI e Python, entre outros.

A ideia de concentrar, organizar e disponibilizar em um único local da web todas estas informações é da Prefeitura de Santo André, que contou com a parceria do especialista em TI&C JAime Linhares Laibda Júnior, responsável pela criação de um guia que concentrava dados sobre cursos disponíveis, mas feito em PDF. Junto com a comunidade da área, os dados foram atualizados, consolidados e disponibilizados em uma plataforma abrigada no site do Parque Tecnológico de Santo André.

O programa é um dos braços do Parque Tecnológico de Santo André, que é composto ainda pelo Hub de Inovação, que apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada, e pelo Bureau de Serviços, uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região.