A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), deu início às atividades do projeto “Águas da Mata – conectando educomunicação e ciência cidadã na proteção das Unidades de Conservação Andreenses”, com um plantio no Parque Natural do Pedroso. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (30) e marca também a celebração do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.
“Este projeto inédito reforça o compromisso de Santo André com a conservação ambiental e a gestão sustentável dos nossos recursos hídricos, tornando os nossos jovens protagonistas neste processo. Ao plantarmos árvores hoje e estimularmos a participação social nas questões ambientais, plantamos também a esperança e o compromisso com um futuro mais verde e sustentável para todas as gerações”, comenta o prefeito Gilvan Ferreira.
A atividade contou com a presença de alunos da Escola Estadual Educador Pedro Cia, localizada no Parque Miami, além do secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos. “Hoje vocês têm a experiência não só de plantar, mas de deixar a marca de vocês aqui neste espaço. Essas árvores têm um potencial muito grande de captar o que a gente chama de gás de efeito estufa, contribuindo para minimizar as mudanças climáticas”, disse o secretário.

Antes do efetivo plantio, o grupo de alunos percorreu a trilha ambiental até a segunda torre do antigo teleférico, onde mudas de espécies da Mata Atlântica, como cambuci, cereja-do-rio-grande, pitanga, babosa-branca e manacá-de-cheiro ganharam um novo local. Ao longo do caminho, os estudantes aprenderam sobre a história do parque e a sua importância para a biodiversidade, os recursos hídricos e a regulação do microclima.
Também já estão programados os próximos encontros com os alunos da E.E. Pedro Cia e estudantes da E.E. Senador Lacerda Franco, de Paranapiacaba. Além disso, haverá encontros para formação com os professores.
O projeto Águas da Mata é uma iniciativa da autarquia, com financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que terá duração de dois anos. Serão realizadas ações de sensibilização e educação ambiental voltadas às escolas e aos moradores do entorno das unidades de conservação sob gestão municipal – Parque Natural do Pedroso e Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba –, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, a biodiversidade e a melhoria da qualidade ambiental local.

As atividades propostas vão envolver jovens e adultos em vivências nas unidades de conservação por meio da educomunicação e ciência cidadã, com foco na co-participação do público na produção de informações científicas e empíricas, de acordo com a realidade de cada território e relação dos participantes com as UCs andreenses.
No total, serão investidos cerca de R$ 1,6 milhão entre recursos do fundo estadual e verba própria do Semasa. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo e tem o objetivo de fomentar a Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, proteção dos corpos d’água e de bacias hidrográficas.