A partir desta segunda-feira, 8/2, o plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. O local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras.
O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização do córrego Cassaquera e a construção do novo sistema viário, na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, pode comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 15h. É necessário agendar previamente pelo telefone (11) 93750-3181. O atendimento também pode ser feito à distância, por meio do WhatsApp, pelo mesmo número.
A troca do endereço do plantão social – que antes acontecia no CEU Marek – tem como objetivo facilitar e melhorar ainda mais a comunicação com os moradores, que muitas vezes acabavam indo ao canteiro de obras para falar com as equipes que trabalham no local.
“O atendimento realizado por uma assistente social faz toda a diferença. Nós temos uma escuta qualificada e, principalmente, precisamos saber ouvir as pessoas. Às vezes elas não querem apenas buscar só informações, mas conversar e sentirem-se acolhidas”, explica a coordenadora do trabalho técnico socioambiental do Complexo Viário Cassaquera, Alcione Aníbal.
Desde outubro passado, quando o Semasa começou as atividades do plantão social, já foram realizados 85 atendimentos. Além de buscar por informações, os interessados podem encaminhar sugestões e outros tipos de demandas que estejam relacionadas às intervenções.
Interdição ocasionada pelas obras – Com o avanço das obras do Complexo Viário Cassaquera, as ruas Boker Pitiman e Walt Disney, no bairro Centreville, ficarão interditadas temporariamente entre 7h e 17h.
As intervenções acontecem atualmente em seis frentes de trabalho e mais de 40% dos serviços já foram concluídos. Os serviços são realizados pelo Semasa por meio do Programa Sanear Santo André, financiado pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.