A Prefeitura de São Bernardo começa a aplicar, nesta terça-feira (9/8), a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 25 anos ou mais. A segunda dose de reforço para este novo público já está disponível por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quem tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses já está apto a receber o novo reforço, mediante apresentação do documento de identificação e do comprovante das doses anteriores.
A pandemia passa por um momento de estabilidade, mas é preciso manter os cuidados em dia, conforme explica o prefeito Orlando Morando. “Cada um deve fazer a sua parte, tomar as doses de reforço da vacina e evitar que uma nova onda da Covid-19 nos pegue desprevenidos”, reforçou.
BALANÇO – Até esta terça-feira, o município aplicou 2.214.733 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 518.562 terceiras doses e 232.476 quartas doses. Além da quarta dose para o público a partir de 25 anos e todos os profissionais da saúde, São Bernardo também disponibiliza a quinta dose aos imunossuprimidos graves com mais de 60 anos que tenham tomado a quarta dose há pelo menos quatro meses.
CAMPANHA DE POLIO E MULTIVACINAÇÃO – Desde a última segunda-feira (8/8), São Bernardo oferta, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a imunização contra a poliomielite e demais doenças. A campanha de multivacinação ocorre de forma seletiva, ou seja, para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com oferta doses contra a tuberculose, hepatites A e B, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, caxumba, sarampo, febre amarela, varicela e HPV. Contra a poliomielite, podem ser vacinar crianças de 1 a 4 anos, de forma indiscriminada. O Dia D está previsto para 20 de agosto (sábado) com todas as UBSs abertas das 8h às 17h. LIVRE DEMANDA – As 33 UBSs aplicam a vacina contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento, bem como as doses contempladas nas campanhas de multivacinação e poliomielite. O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18