
– Levantamento da Futura Inteligência, instituto de pesquisa da Apex Partners, aponta ampla vantagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa pelo governo estadual e um cenário desfavorável para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores paulistas em simulações de segundo turno presidencial.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores no estado de São Paulo entre os dias 20 e 23 de janeiro.
Governo de São Paulo
Em um dos cenários de primeiro turno para o governo paulista, Tarcísio de Freitas lidera com 41% das intenções de voto, abrindo vantagem confortável sobre o vice-presidente Geraldo Alckmin, que aparece com 24,6%. Na sequência estão Pablo Marçal, com 12,6%, e a deputada federal Erika Hilton, com 7%.
Outros nomes testados registram percentuais mais baixos: Astronauta Marcos Pontes (1,8%), Paulo Serra (1,5%) e Felipe D’Ávila (0,5%).
Nas simulações de segundo turno, Tarcísio consolida sua condição de favorito. Em confronto direto com Fernando Haddad, o governador venceria por 56,6% a 31,2%. Contra Geraldo Alckmin, o placar seria de 53,9% a 35,4%. Já diante da senadora Simone Tebet, Tarcísio amplia ainda mais a vantagem, com 60,1% das intenções de voto, frente a 26,6%.
Cenário presidencial em São Paulo
No recorte presidencial, o levantamento indica dificuldades para o presidente Lula entre os eleitores paulistas. Em uma simulação de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro, o parlamentar aparece numericamente à frente, com 50,5% das intenções de voto, enquanto Lula soma 38,2%.
Em um eventual confronto entre Lula e Tarcísio de Freitas, o governador paulista lidera com 54,2%, contra 34,9% do presidente. Já na disputa entre Lula e Ratinho Júnior, governador do Paraná, o cenário também é desfavorável ao petista: 49,2% para Ratinho, ante 37% para Lula.
Avaliação do governo federal
A pesquisa também aferiu a avaliação do governo Lula no estado de São Paulo. Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados desaprovam a atuação do presidente, enquanto 38,6% afirmam aprovar o governo federal.

















