A Secretaria de Educação de São Caetano recebeu uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Peruíbe, no Litoral de São Paulo, para um intercâmbio técnico voltado ao compartilhamento de boas práticas pedagógicas, especialmente aquelas alinhadas aos projetos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
A comitiva – composta por Adalberto Bento Junior (diretor do Departamento de Tecnologia e Comunicação), Gisele Oliveira (coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico e Modernização) e Igor Gomes Albuquerque (coordenador especial do Núcleo de Assessoramento) – foi recebida no gabinete pelo secretário de Educação de São Caetano. No encontro, foram apresentados os princípios, diretrizes e a estrutura da Educação municipal, reconhecida nacionalmente.
Após a recepção, a equipe seguiu para uma visita à EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, uma das 33 escolas de São Caetano que possuem selo de parceria da Unesco por suas práticas sustentáveis e pela integração da educação ambiental ao currículo escolar. A diretora Rafaela Martins Belo conduziu a visita técnica, apresentando projetos desenvolvidos pelos alunos, especialmente na área de ciências e meio ambiente.
Localizada no Bairro Santo Antônio, a EMEF Bartolomeu é uma das escolas mais antigas da cidade e possui uma área verde extensa, usada como laboratório vivo para observação da fauna e flora. Os visitantes puderam conhecer iniciativas ligadas ao plantio de árvores, cultivo de espécies, cuidado com o solo e interações com as aves que habitam o entorno — principalmente os sabiás e bem-te-vis, que acabam se tornando parte ativa da vivência escolar.
O coordenador Igor Gomes destacou a relevância do encontro para a rede de Peruíbe. “A visita foi muito importante para entendermos como São Caetano sistematiza suas práticas. Muitas vezes temos projetos em andamento, mas não conseguimos organizá-los institucionalmente. Aqui vimos como isso é feito, de forma concreta, integrada ao currículo e com forte participação dos alunos.”
Ele também elogiou o protagonismo estudantil e a abordagem pedagógica da escola parceira da Unesco. “Percebemos uma forte preocupação com a formação integral do cidadão. As atividades não ficam restritas à sala de aula; elas expandem para o território da escola e para a realidade dos alunos. Fomos recepcionados por estudantes do 9º ano com muita maturidade, o que mostra o impacto dessas práticas na autonomia e na consciência cidadã.”
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE ESCOLAS DE SÃO CAETANO PARCEIRAS DA UNESCO
EME PROF.ª ALCINA DANTAS FEIJÃO
EMEF 28 DE JULHO
EMEF ANACLETO CAMPANELLA
EMEF ÂNGELO RAPHAEL PELLEGRINO
EMEF BARTOLOMEU BUENO DA SILVA
EMEF DOM BENEDITO PAULO ALVES DE SOUZA
EMEF ELVIRA PAOLILO BRAIDO
EMEF LAURA LOPES
EMEF PADRE LUIZ CAPRA
EMEF PROF. DÉCIO MACHADO GAIA
EMEF PROFESSOR OLYNTHO VOLTARELLI FILHO
EMEF PROFESSOR ROSALVITO COBRA
EMEI 1º DE MAIO
EMEI ANTÔNIO DE OLIVEIRA
EMEI CASTORINA FARIA LIMA
EMEI FERNANDO PIVA
EMEI FORTUNATO RICCI
EMEI FRANCISCO FALZARANO
EMEI HELENA MUSUMECI
EMEI INÊS DOS RAMOS
EMEI JACOB JOÃO LORENZINI
EMEI JOSÉ FERRARI
EMEI OCTÁVIO TEGÃO
EMEI ORLANDO MORETTO
EMEI ROMEU FIORELLI
EMEI ROSA PERRELLA
EMI ALFREDO RODRIGUES
EMI CLAUDIO MUSUMECI
EMI JOSEFINA CIPRE RUSSO
EMI MARIA SIMONETTI THOMÉ
EMI MATHEUS CONSTANTINO
EMI THEREZA COAN FIOROTTI
EMI FERNANDO PESSOA


















