Além de zerar o número de roubo de veículos, São Caetano também não registrou casos de homicídios dolosos e reduziu outros indicadores criminais - Fotos: Gabriela Gonçalves e Eric Romero/PMSCS

São Caetano registrou um feito inédito: nenhum roubo de veículo em um mês. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgados na tarde desta sexta-feira (29/8) mostram que São Caetano não teve episódios de roubo de veículos em julho.

“Nossa administração apoia as políticas de segurança pública e o trabalho das forças de segurança. De forma integrada, aliando a tecnologia do nosso Smart Sanca e investimentos constantes na nossa Guarda Civil Municipal, temos visto sistematicamente a redução dos índices de criminalidade em São Caetano. Encerrar o mês sem nenhum roubo de veículo é motivo de orgulho e nos mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Tite Campanella.

Além de zerar o número de roubo de veículos, São Caetano também não registrou casos de homicídios dolosos e reduziu outros indicadores criminais, como furto de veículos (queda de 41,7%), roubos – outros (retração de 43,14%) e lesão corporal dolosa (recuo de 37,5%).

As estatísticas contabilizam o período do primeiro mês de funcionamento do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano. São mais de 500 câmeras integradas a um moderno equipamento com sistema de reconhecimento facial e de leitura de placas veiculares. Desde sua inauguração, o Smart Sanca auxiliou diretamente na prisão de 39 procurados pela Justiça.

Outra fórmula que mostra eficácia é a integração das forças de segurança, como diz o secretário de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva. “Em São Caetano, todas as forças de segurança atuam realmente em conjunto em prol do morador da nossa cidade. Temos uma excelente relação e sinergia entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a nossa GCM para ações de patrulhamento e ostensivas, quando necessárias. E também contamos com apoio da sociedade civil organizada, que colabora demais com a nossa política de segurança pública.”

INVESTIMENTOS FUTUROS

A Prefeitura avança para a expansão do Smart Sanca, com a compra de mais 153 câmeras, 51,5 km de fibra óptica, 100 postes, servidores de armazenamento e softwares de última geração. O objetivo é ter uma câmera em cada rua e cruzamento de São Caetano, fortalecendo o caráter de cidade inteligente e segura.

O município também tem investido pesado na modernização da GCM. Em junho, foram entregues 80 pistolas Glock G22 Gen5 calibre .40, de origem austríaca, reconhecidas pela confiabilidade e resistência. Além disso, 60 câmeras corporais foram incorporadas ao dia a dia da tropa, reforçando a transparência nas abordagens e a segurança jurídica dos agentes e da população. A estrutura foi complementada por 10 smartphones institucionais, que permitem comunicação em tempo real e integração com Smart Sanca.