A Parquetur, uma das maiores concessionárias de parques naturais do Brasil une-se em parceria ao Instituto Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), referência em conservação da biodiversidade e educação ambiental no país, para a apresentação da cartilha educativa Dom Pedrinho e os Guardiões da Mata Atlântica.
O lançamento foi realizado na Unidade de Conservação Caminhos do Mar, contando com a participação de docentes e alunos de escolas particulares e públicas do Estado de São Paulo, com uma programação repleta de brincadeiras educativas e vivências que conectaram as crianças às espécies e histórias contadas nas páginas da cartilha.
Produzida em formato HQ, a publicação tem o propósito de despertar nas novas gerações o sentimento de pertencimento, respeito e cuidado com a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. “Mais do que ensinar, acreditamos que a educação ambiental deve inspirar. Com a HQ, queremos ajudar professores, famílias e estudantes a enxergar a floresta como ela realmente é: um lar cheio de histórias, vidas e segredos que dependem de todos nós para serem preservados”, afirma Pedro Cleto, diretor-executivo da Parquetur.
A colaboração com o Instituto Ipê, segundo Cleto, “traz ainda mais profundidade à missão da Parquetur, na medida em que reforça a importância de aprender desde cedo a valorizar, conhecer e proteger a floresta e todos os seus habitantes”.
O diretor de Operações da Parquetur, Carlos Telecki, explica o processo criativo que levou à produção da cartilha. “Desde que iniciamos a concessão do parque, em 2021, a gente sempre teve um olhar muito focado em como trabalhar a educação ambiental para as escolas. E foi pensando em qual seria o melhor formato para criar uma experiência lúdica, que gerasse engajamento, que veio a concepção da HQ”.
Editada em 17 páginas, a HQ impressa será distribuída gratuitamente a todas as escolas municipais, estaduais e particulares, que adquirirem os roteiros personalizados que o parque Caminhos do Mar disponibiliza para a visita de alunos do ensino médio e fundamental.
Durante a visita guiada, os estudantes percorrem trilhas cercadas por uma das florestas mais ricas do planeta, acompanhados por guias monitores e biólogos que tornam cada passo uma descoberta. O programa tem a duração de quatro horas e possibilita que crianças e jovens possam explorar diferentes trilhas e pontos emblemáticos do parque, como o Monumento ao Pico, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena, Cruzeiro Quinhentista, Pontilhão Raiz da Serra, Pouso Paranapiacaba, Belvedere Circular e as Ruínas que se distribuem ao longo do parque. Uma experiência única, onde o ensino de preservação ambiental e a história do Brasil se entrelaçam, formando uma base sólida para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados com o futuro do planeta.
A cartilha também tem uma versão online, que pode ser adquirida por meio deste link.



















