O turismo foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia do coronavírus e finalmente dá sinais de retomada. Segundo a pesquisa realizada pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), 85% dos hotéis de rede estão reabertos no Brasil e a limpeza dos ambientes é uma das maiores preocupações do setor hoteleiro. Diante deste cenário, a Wier , empresa de soluções inovadoras com tecnologia de plasma frio e ozônio (O3), oferece uma opção segura e sustentável para a limpeza de ambientes, com o objetivo de ajudar no reaquecimento do setor.
Com diversas precauções definidas pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) em protocolo global, o setor hoteleiro busca apresentar cada etapa adotada para oferecer um ambiente seguro. Mesmo compactos, os geradores de ozônio têm grande poder em oferecer esse valor como solução, já que a maior preocupação está sobre a saúde. “Por serem de simples e rápida aplicação, nossos equipamentos entregam uma higienização de forma segura aos hóspedes e colaboradores. A principal preocupação é com a saúde de todos, e assim, nossa tecnologia vem ajudando na retomada do setor. Nossos geradores de ozônio possuem baixo consumo de energia e utilizam apenas o oxigênio como matéria-prima. Uma tecnologia sustentável e ambientalmente correta”, explica o Dr. Bruno Mena, CEO da WIER.
Um grande diferencial da higienização com ozônio é que, por ser um gás, ele se espalha rapidamente por todo o ambiente onde é aplicado e alcança lugares onde a limpeza convencional não chega, aumentando assim o nível de descontaminação e desodorização. Com alto poder oxidante, possui eficácia comprovada cientificamente contra micro-organismos, como bactérias vírus e fungos, além de remover maus odores impregnados, como o cheiro de cigarro e até mesmo de mofo, originado pelos fungos.
A utilização da tecnologia pode ser feita em salas de uso comum, academias e, principalmente, nos quartos de hotéis. Para garantir uma limpeza correta do ambiente, basta abrir gavetas e portas presentes no local e permitir que a máquina de oxi-sanitização atue por, pelo menos, 20 minutos em ambientes livres de pessoas e animais.
“Os resultados são muito positivos em relação à utilização do ozônio no dia a dia. Com esta tecnologia, é possível reduzir drasticamente o tempo de higienização dos ambientes, aumentando a qualidade e a experiência aos hóspedes com esta aplicação. Sem contar com os ganhos para a saúde, pois já tivemos diversos relatos de pessoas que apresentaram melhora em quadros de doenças crônicas respiratórias após a utilização do ozônio nos ambientes residenciais”, ressalta Bruno.
Combate ao coronavírus
Recentemente, o Laboratório de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgou um laudo comprovando a ação virucida dos geradores de ozônio da WIER contra tipos de Coronavírus, com eficiência de 99,99%. Para chegar a essa conclusão, os testes foram realizados em laboratório NB-2 (Biosafety Level 2) seguindo as recomendações da ANVISA e metodologias internacionais com CORONAVÍRUS/MHV gênero Betacoronavirus, mesmo gênero e família das espécies COVID-19, MERS e SARS-CoV-1.
“Foram testados dois modelos de geradores, o OZmini e OZpro. O primeiro se manteve ligado por 30 minutos e desligado por 10 minutos. Já o segundo, foi ligado por 15 minutos e desligado por mais 10 minutos. Ambos forneceram resultados satisfatórios na eliminação dos vírus”, afirma Mena.
Como funciona
O ozônio (O3) é um gás natural formado a partir do oxigênio do ar (O2) e presente na estratosfera, a fim de proteger a vida na terra contra a radiação UV do sol. Nos geradores de ozônio da WIER, utiliza-se Tecnologia de Plasma Frio para efetuar essa geração de ozônio e promover saúde por meio do combate a micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, presentes no ar, na água e em superfícies. Ainda assim, a empresa reforça que a solução é um complemento, não um substituto para a limpeza tradicional.