A Orquestra Juvenil Heliópolis, um dos principais grupos artísticos do Instituto Baccarelli, realizará um concerto imperdível no dia 20 de julho, sábado, às 18 horas, no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba, com regência do maestro Paulo Galvão. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do concerto, e, para quem quiser contribuir com a frente de combate à insegurança alimentar, teremos o recolhimento de doações de alimentos não perecíveis.
O programa da noite promete uma experiência musical diversificada e emocionante, começando com a vibrante ‘Fanfarra para um Homem Comum’, de Aaron Copland. Esta obra, escrita em 1942, traz uma evocação poderosa e inspiradora de heroísmo. Em seguida, a orquestra interpretará a majestosa ‘Sinfonia nº 4 em Si bemol Maior, Op.60’, de Ludwig van Beethoven. Esta sinfonia, composta em 1806, será interpretada integralmente, em seus quatro movimentos: ‘Adagio – Allegro vivace’, ‘Adagio’, ‘Allegro vivace’ e ‘Allegro ma non troppo’, totalizando cerca de 34 minutos de puro esplendor orquestral.
O concerto também destacará duas peças contemporâneas da compositora brasileira Juliana Ripke, ambas orquestradas pelo próprio maestro Paulo Galvão. A primeira, ‘Canções Sem Palavras nº 1 para Orquestra – Carrega-me Contigo no Amanhã’, escrita 2023, é uma obra sensível e evocativa. A segunda, ‘Canções Sem Palavras nº 2 para Orquestra – Eu, Mulher’, também de 2023, explora a identidade e a força feminina. Para finalizar a noite com um toque de brasilidade, a Orquestra Juvenil Heliópolis interpretará ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, de Francis Hime e Chico Buarque, com arranjo de Chiquinho de Moraes. Esta peça, de 2007, traz a vibrante energia e a riqueza cultural da música brasileira.
Esta é uma oportunidade para apreciar música de alta qualidade e também um gesto de solidariedade. As doações de alimentos não perecíveis serão recolhidas na entrada do teatro, contribuindo para o bem-estar da comunidade.
O concerto de Caraguatatuba, no Teatro Mario Covas, integra a temporada 2024 de apresentações do Instituto Baccarelli e conta com o apoio da EDP, que é uma das principais patrocinadoras desta apresentação. A EDP reafirma seu compromisso com a cultura e a valorização dos talentos jovens, promovendo o acesso à música e à arte.
Não perca esta chance de vivenciar uma noite inesquecível de música e solidariedade. O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, 187, em Caraguatatuba. Chegue cedo e garanta seu lugar para uma noite que promete emocionar e inspirar.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo. Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.
Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Instituto Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Instituto Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: institutobaccarelli.org.br/
Sobre a Orquestra Juvenil Heliópolis
Formada por 67 instrumentistas, a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH) é um dos grupos mais avançados do sistema de ensino musical desenvolvido pelo Instituto Baccarelli em sua sede, no núcleo Heliópolis. Com jovens com idades entre 14 e 25 anos, a Orquestra Juvenil Heliópolis é a primeira etapa do processo de profissionalização dos instrumentistas formados na escola — depois de completar o ciclo de ensino coletivo e preparatório, os jovens passam a estudar de forma individual e integram formações instrumentais, que têm como objetivo desenvolver suas habilidades em performances coletivas. Ao chegar na Orquestra Juvenil Heliópolis, os alunos e alunas mergulham em uma rotina de ensaios, estudos e apresentações, vivenciando o dia a dia de um grupo profissional, trocando experiências com artistas convidados e encarando repertórios progressivamente mais complexos. Desde 2022, a Orquestra Juvenil Heliópolis tem como regente titular o maestro Paulo Galvão.
Parte da missão de democratização do acesso à música de concerto do Instituto Baccarelli, a Orquestra Juvenil Heliópolis se apresenta em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Centro Cultural São Paulo e Auditório MASP, entre outros. O grupo também já representou o Instituto em eventos notáveis, como os programas Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília.
Agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros que apoiam as atividades artístico-pedagógicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Programa de Ação Cultura de São Paulo – PROAC ICMS e do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-mac:
Patrocinador Master: Unilever.
Patrocinadores Ouro: B3, BTG Pactual e Instituto Votorantim.
Patrocinadores Prata: Ibiuna Investimentos, Kinea, uma empresa Itaú, Zurich, Drogasil, Ultra, Oliver Wyman, Pfizer e Pró Vida.
Patrocinadores Bronze: Alelo, Too Seguros, Santander, Instituto Marina e Flávio Guimarães, Mapfre, Bradesco e Banco BV.
Apoio: Trench Rossi Watanabe, IGC, Vinland Capital, HSBC, Jive, Intimus, Klabin, Velt Partners, Banco ABC, Grupo Vamos, Amatools, EDP, Ritec, Haganá e Verde Asset.
Apoio Institucional: Prefeitura de Caraguatatuba e EDP.
Serviço:
Orquestra Juvenil Heliópolis Paulo Galvão, regente
Data: 20 de julho de 2024 Horário: 18h
Local: Teatro Mario Covas, Avenida Goiás, 187, Indaiá – Caraguatatuba
Entrada: Gratuita (com retirada de ingressos 1 hora antes do início da apresentação)