Prefeito Orlando Morando acompanhou a obras de infraestruturas e saneamento da região do Alvarenguinha- Foto Omar Matsumoto/PMSBC

O amplo processo de transformação da região do Alvarenguinha, composta por oito loteamentos localizados às margens da Represa Billings (Parque Ideal I e II, Novo Horizonte I e II, Parque dos Químicos, Nova América, Chácara e Cruzeiro do Sul), está em plena execução. Em vistoria realizada na área na tarde desta segunda-feira (6/3), o prefeito Orlando Morando acompanhou o andamento das obras para a implantação de infraestrutura e saneamento em 27 ruas.

“Essa é uma obra aguardada por anos e que vai beneficiar os cerca de 5.000 moradores do entorno. O conjunto de melhorias, que demanda investimento total da ordem de R$ 75 milhões, é feito em parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado, por meio da CDHU. Além das obras de saneamento, os trabalhos envolvem obras de contenção de encostas, pavimentação, regularização fundiária, lazer, além de recuperação ambiental do manancial”, destaca o chefe do Executivo.

Essa primeira etapa de obras prevê o desenvolvimento urbano de 27 ruas, com a instalação de 1.890 metros de redes de coleta de esgoto e 1.721 ramais prediais de esgoto, implantação de 3.290 metros de drenagem, pavimentação de 42.827 metros quadrados de vias, implantação de guias, sarjetas e calçadas, contenções em 4.965 metros quadrados de área de encostas, além de canalização de 764 metros de córregos, reflorestamento de 20.365 metros quadrados de área verde e paisagismo em 20.630 metros quadrados.

VALORIZAÇÃO DA REGIÃO – Em complemento às obras estruturais, a região do Alvarenguinha também será valorizada na parte do lazer. Serão implementadas quadra poliesportiva, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, pista de skate e prainha. A área também passará a contar com parque público, canteiros e hortas coletivas e mirante.

PROJETO RECONHECIDO – A urbanização integrada do Alvarenguinha, desenvolvida pela Administração Municipal, teve início em agosto de 2021 e integra o Projeto Estadual Pro Billings, como ação piloto para o saneamento ambiental do manancial. O projeto está entre os sete trabalhos vencedores do prêmio Selo de Mérito Projetos 2022, iniciativa da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação.