Acompanhado do secretário da Saúde Geraldo Reple, o prefeito Morando esteve no Hospital de Clinicas onde entregou 30 leitos reformados- Fotos Gabriel Inamine/PMSBC

Importante etapa da ampla reforma do Hospital de Clínicas (HC) foi entregue nesta quinta-feira (4/1), pelo prefeito Orlando Morando. Estão prontos e com aspecto de novos, os 30 leitos de enfermaria da ala norte do 6º andar. Entre as melhorias implantadas estão a troca completa de todo o piso e contrapiso e instalação de nova manta vinílica e revestimentos. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

O chefe do Executivo salientou que, após 10 anos de uso, e com um piso com problemas estruturais, havia uma deterioração natural das alas que precisavam de intervenção o mais rápido possível para manter o bom andamento do hospital. “Estamos corrigindo todas estas estruturas, principalmente dos 3º, 6º e 8º andares do HC. Assim, mantemos o padrão de atendimento com excelência, que inclusive nos rendeu uma certificação internacional na qualidade dos serviços prestados e na segurança dos pacientes. A previsão é que até o final de março toda a obra esteja concluída”, declarou Morando.

10 ANOS DE FUNCIONAMENTO – Inaugurado em 2013, mas colocado em pleno funcionamento a partir de 2017, o Hospital de Clínicas de São Bernardo completou em dezembro de 2023, dez anos de funcionamento. Desde sua abertura, o equipamento de saúde de média e alta complexidade alcançou a marca de 650.294 consultas ambulatoriais e 69.185 cirurgias realizadas, sendo 621 crianças operadas com diagnóstico de cardiopatia congênita. No período, foram 97.386 internações e mais de 658.273 exames de imagem.

Considerado um dos mais modernos hospitais públicos do País e com arquitetura que privilegia a humanização dos ambientes, o hospital tem atualmente capacidade instalada de 266 leitos, sendo 50 de UTI adulto, dez de UTI pediátrica, 180 de enfermaria adulto, 17 de enfermaria pediátrica e nove leitos de hospital dia. O atendimento foi ampliado para 100% da capacidade a partir de 2017. Antes disso, a unidade vinha operando com apenas 40% de sua estrutura, com alas inteiras desativadas.

ESTRUTURA – Com instalações que ocupam 36 mil m² de área construída, o HC de São Bernardo conta com 13 salas de cirurgia, 22 salas de ambulatório e um Centro de Diagnóstico por Imagem, com ressonância e tomografia, otoscopias, ultrassom, RX e hemodinâmica. O HC realiza procedimentos cirúrgicos em mais de dez especialidades médicas. Por ser um hospital referenciado que atua de portas fechadas, os pacientes devem ser encaminhados por alguma unidade da rede básica de saúde, Policlínica ou UPA, por meio da Central de Regulação.