O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou nesta quarta-feira (1/11) os trabalhos de limpeza e desassoreamento do Piscinão do Paço. Considerado o maior projeto de drenagem urbana do País, o local é um dos principais instrumentos de prevenção e combate às enchentes de São Bernardo, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. A limpeza está sendo executada por empresa especializada, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos, e os serviços vão durar 60 dias.
“Desde o início de outubro estamos fazendo o trabalho de limpeza e manutenção do reservatório do Piscinão do Paço que fica embaixo da Esplanada. Com essa obra, acabamos com um grande mal que assolava nossa cidade: as enchentes”, explicou o chefe do Executivo, que na ocasião esteve acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Marcos Cayres.
O investimento na limpeza e desassoreamento do Piscinão do Paço é de R$ 320 mil e a estimativa é que sejam retiradas mais de mil toneladas de detritos do local. Para chegar ao Piscinão, a água é conduzida por um túnel de 950 metros de extensão, seis metros de diâmetro e 18 metros de profundidade, saindo da Alameda Glória até o Paço Municipal.
Morando ressaltou ainda que o trabalho de prevenção e manutenção é da Administração, mas que a população precisa se conscientizar sobre o descarte correto de lixo. “Graças aos investimentos que realizamos, conseguimos acabar com as enchentes em São Bernardo, mas conto com a colaboração de todos. Manter a cidade limpa é obrigação de cada cidadão. Esses resíduos não chegaram sozinhos ao reservatório”.
REMOÇÃO DE LIXO – Em 2022, foram recolhidas 800 toneladas de material orgânico, além de materiais como garrafas pets e outros, do Piscinão do Paço. Em 2021, a manutenção preventiva foi responsável pela remoção de mais de 700 toneladas de entulhos. Os resíduos são retirados por meio de caçambas, erguidas por guindastes e encaminhados para o descarte. Já o desassoreamento é feito por transporte no interior do reservatório.
PREVENÇÃO CONTÍNUA – A Prefeitura de São Bernardo mantém ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos. Desde 2017, a atual administração já investiu mais de R$ 500 milhões em obras estruturantes de combate aos impactos das chuvas, como pacote de taludes e obras de contenção de encostas, entrega do Piscinão do Paço, canalização dos córregos Saracantan, Pindorama, dos Lima e Ribeirão dos Couros, reforma e ampliação das elevatórias e obras de micro e macrodrenagem, além dos serviços permanentes com impactos indiretos, como zeladoria, coleta porta a porta, Programa Bota-Fora (coleta de grandes objetos), entre outros.