Nesta sexta-feira (21/7), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou que os bairros Jordanópolis, Chácara Sergipe e Alvinópolis receberão o Programa Mais Luz em nova etapa da modernização do parque de iluminação da cidade. Nesta fase, serão contempladas 126 ruas da região com a instalação de 981 luminárias em LED.
“O investimento por aqui será de R$ 2 milhões. Vale lembrar que quando recebi a administração da cidade, São Bernardo não tinha nenhuma iluminação em LED e vamos chegar ao final de 2023 com 80% da cidade já com a nova tecnologia. E, até o final do meu mandato, teremos 100% da cidade com LED”, declarou o chefe do Executivo. Morando acompanhou o início das instalações ao lado do secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber. De acordo com o cronograma da pasta, responsável pelas ações, em dez dias as luminárias estarão completamente instaladas e revisadas na região.
INVESTIMENTOS – Desde a criação do programa, em 2017, os investimentos para a ampliação do parque de iluminação pública já somam R$ 58 milhões. São 31.069 lâmpadas LED instaladas no município em mais de 764 quilômetros de vias com iluminação noturna, garantindo mais segurança para a população, além economia aos cofres públicos, uma vez que a luminária em LED reduz o valor final na conta de luz do município.
ECONOMIA NA MANUTENÇÃO – De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, a economia aos cofres públicos vai além da diminuição do valor da conta de luz do município, pois cada nova lâmpada de LED tem a garantia de dez anos, retardando assim também a necessidade de manutenção.
53 MIL LÂMPADAS – A expectativa é instalar 53 mil novos pontos de luz na cidade até o final de 2024, sendo todos com sistema de LED. O Programa Mais Luz já chegou à marca de 58,62% de ruas e avenidas com iluminação em LED no município.