O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou nesta segunda-feira (14/8) da eleição do recriado Conselho da Região Metropolitana de São Paulo (CDRMSP), em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Comandada pelo governador Tarcísio de Freitas, a reunião marcou a escolha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, como presidente do conselho, com o prefeito de Suzano, Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi, como vice-presidente.
Criado em 2011, o grupo de trabalho reúne prefeitos e secretários dos 39 municípios da região Metropolitana de São Paulo para discussão de políticas públicas integradas, sob coordenação do Governo do Estado. Esta foi a primeira reunião do conselho após intervalo de quase quatro anos – o último encontro aconteceu em dezembro de 2019, antes do início da pandemia de Covid-19.
“É uma agenda fundamental de alinhamento de expectativas e planos de ação entre as cidades da região metropolitana do Estado de São Paulo, onde é possível discutir temas comuns, como integração do transporte, melhor regulação e financiamento do sistema de saúde, políticas habitacionais, entre outros. Muito importante essa abertura que o governador Tarcísio está dando para que os prefeitos apresentem seus pleitos e os pontos que precisam de mais integração, tanto de projetos quanto de investimentos”, destacou o prefeito Orlando Morando.
CIDADES PARTICIPANTES – Além de São Bernardo, fazem parte da Grande São Paulo os municípios de Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Caetano, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.