Com 2.697 inscritos disputando 200 vagas, Prefeitura reforça política pública de acesso ao Ensino Superior gratuito; expectativa e emoção marcaram os relatos de candidatos acima dos 40 anos Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC

A manhã deste domingo (07/12) foi de emoção, retomada e expectativa na unidade São Bernardo da Universidade São Judas, onde a Prefeitura realizou o segundo vestibular do Programa Faculdade Municipal — iniciativa criada pela gestão do prefeito Marcelo Lima para garantir Ensino Superior gratuito a moradores da cidade. Com 2.697 inscritos para 200 vagas distribuídas entre os cursos de Gestão Pública, Ambiental e Financeira e Marketing Digital, a movimentação intensa evidenciou o alcance social da política pública, consolidada como marco da atual administração.

A estrutura preparada pela Prefeitura seguiu o modelo de acolhimento já aplicado no ENEM deste ano: tenda com equipe multidisciplinar, distribuição de água, barras de cereal e caneta, além de atendimento psicológico e massagem para candidatos mais ansiosos. Os portões abriram uma hora antes da prova, que foi aplicada às 10h e às 14h, com fechamento rigoroso no horário previsto.

O prefeito Marcelo Lima acompanhou a abertura dos portões e, no local, recebeu os participantes destacando o significado do momento para a cidade. “Estamos transformando a vida das pessoas ao oferecer uma faculdade pública e gratuita, construída com muito cuidado e responsabilidade. Ver mais de 2.600 inscritos disputando uma oportunidade mostra que estamos no caminho certo. Nosso papel é apoiar cada candidato nesse dia tão importante, por isso montamos novamente uma estrutura de acolhimento, como fizemos no ENEM. Queremos que todos se sintam tranquilos e acolhidos para fazer a melhor prova possível”, afirmou.

Entre os candidatos, grande parte acima dos 40 anos, o clima era de superação, esperança e determinação. Para a candidata Elaine Ramos, de 51 anos, que tenta uma vaga no curso de Gestão Pública, a faculdade gratuita representa uma virada de vida. “Estou tentando essa oportunidade para melhorar de vida. Quero condições melhores para mim e para a minha família. Sei o quanto essa iniciativa é fundamental na vida das pessoas. É muito importante saber que a Prefeitura está olhando para quem não teve chance antes”, declarou. Elaine atua como auxiliar de limpeza e deseja uma nova posição no mercado. Ela encontrou no vestibular essa oportunidade. 

Aos 68 anos, Mário Rolim chamou atenção pela serenidade e clareza ao falar sobre o futuro. “Se o ser humano para, ele fica para trás. Com tanta inovação, continuar estudando é quase uma obrigação.” Mesmo ainda trabalhando, após 35 anos no setor de papelaria, onde foi vendedor, gerente e diretor, Mário contou que a ausência de um diploma sempre pesou. “Tive uma vida inteira de luta e responsabilidades. Mas o estudo sempre me fez falta. Hoje venho corrigir isso. É um recomeço, e não importa a idade”, pontuou. 

Morador do Jardim Belita, Hélio Barros, 35, chegou ao local da prova com passos lentos, mas firmes. Após um acidente que lhe causou sérios problemas na coluna, ficou quatro meses sem conseguir colocar o pé no chão. Ainda em tratamento, faz fisioterapia, segue medicação diária e convive com dores. Hoje, porém, disse viver um “renascimento”.

“Comecei a trabalhar com 13 anos e nunca tive a chance de fazer faculdade. Fiz só o segundo grau, terminei em 1991. Depois da cirurgia, repensei tudo. Vi no site da Prefeitura essa oportunidade e falei: agora é a minha vez. Podia estar em casa deitado, mas estou aqui, porque tenho determinação. A persistência traz esperança”, relatou emocionado. Hélio tenta uma vaga em Gestão Ambiental, área que escolheu por afinidade com a natureza. “Sempre gostei, desde moleque. Quero realizar essa meta que a vida inteira ficou para depois.”

Com 2.697 inscritos disputando 200 vagas, Prefeitura reforça política pública de acesso ao Ensino Superior gratuito; expectativa e emoção marcaram os relatos de candidatos acima dos 40 anos Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC

A Faculdade Municipal São Bernardo segue consolidando seu papel no acesso à educação gratuita de qualidade. Em julho, a primeira turma ingressou com 200 alunos, que atualmente estão concluindo o primeiro semestre. O polo na Rua Marechal Deodoro passou por reforma no térreo e tem as melhorias dos demais andares em fase final.

O processo seletivo prioriza critérios sociais, com foco em famílias de até dois salários mínimos e pessoas sem formação superior. Em casos de empate, são consideradas a nota da redação, renda per capita, o IDH da região e ter cursado o ensino médio em rede pública ou privada com bolsa integral. Após a realização das provas, a iniciativa segue com o seguinte cronograma: 

• Resultado preliminar: 15/12/2025

• Lista final: 14/01/2026

• Matrículas: 19 a 23/01/2026 (por ordem alfabética)

• Vagas remanescentes: 26 a 30/01/2026

A segunda edição do vestibular reforça que a iniciativa inédita do Ensino Superior Municipal é um dos grandes programas do município, aproximando a cidade de um futuro mais justo, inclusivo e cheio de possibilidades.