A Guarda Civil Municipal de São Bernardo promoveu neste fim de semana mais uma Operação Noite Tranquila, com objetivo de combater ocorrências de perturbação ao sossego no município. A ação realizada entre sexta-feira e domingo (16 e 18/07) encerrou 11 festas irregulares e pontos de aglomerações na cidade, resultando na dispersão de mais de 2.700 pessoas. A GCM interrompeu uma competição de empinar motos, na qual 11 veículos foram apreendidos.
Todos os eventos encerrados pelos guardas municipais, com apoio de demais órgãos da Prefeitura, apresentavam aglomeração de jovens – em sua maioria sem o uso da máscara –, além de desrespeito ao horário de funcionamento permitido para estabelecimentos comerciais, que atualmente está limitado às 23h.
Entre as ocorrências atendidas pela corporação, na madrugada do domingo uma tabacaria foi fechada e notificada pela Vigilância Sanitária após guardas municipais flagrarem 100 pessoas aglomeradas no estabelecimento. O evento foi descoberto pela equipe de inteligência da GCM através de publicações nas redes sociais. Houve ainda encerramento das atividades de bares e tabacarias nas regiões do Jardim Calux, Batistini, bairro dos Casa e Vila Ferreira.
Também na madrugada de domingo, equipes da GCM dispersaram cerca de 400 jovens, que se aglomeraram na Avenida Dr. Rudge Ramos após o encerramento das atividades de bares localizados no entorno.
Apreensão
Na tarde de domingo, a Guarda Civil Municipal apreendeu 11 motocicletas na Estrada Angela Demarchi, que participavam de competição de empinar moto na região.
Rotina
Ação permanente da Prefeitura de São Bernardo, a Operação Noite Tranquila é comandada pela GCM com apoio de equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, de agentes de postura e funcionários do Departamento de Trânsito. Moradores que flagrarem estabelecimentos descumprindo normas sanitárias ou festas irregulares podem realizar denúncias pelo número telefônico 153 da GCM.