A GCM de São Bernardo participou, na tarde desta quarta-feira (29/10), da Operação Impacto Metropolitano, ação integrada que reforça o policiamento nas sete cidades do ABC. A iniciativa, coordenada pelo Comando de Policiamento Metropolitano, reuniu forças da Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas Civis Municipais, com foco no combate a roubos, furtos, homicídios e latrocínios, além de ampliar a sensação de segurança em toda a região.
Com saída às 15h, a operação mobilizou cerca de 600 viaturas, mais de 1.800 agentes e o apoio aéreo de 18 drones das forças de segurança em toda a região, reforçando o patrulhamento e a presença ostensiva nas áreas de maior circulação. A GCM de São Bernardo concentrou esforços em pontos estratégicos da cidade, intensificando o policiamento preventivo e o apoio às ações táticas das demais corporações, o que garantiu maior integração e sensação de segurança à população.
“O trabalho conjunto entre as forças estaduais e municipais mostra que segurança pública se faz com união, planejamento e presença nas ruas. Operações como esta fortalecem o combate à criminalidade e aumentam a sensação de tranquilidade da população, que vê em São Bernardo uma cidade cada vez mais protegida e preparada para agir de forma preventiva”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
INTEGRAÇÃO – Além de fortalecer o combate ao crime e ampliar a segurança da população, a Operação Impacto Metropolitana promove a integração entre as forças e a presença constante nas ruas, demonstrando o compromisso de São Bernardo com uma atuação preventiva e coordenada na área da segurança pública.
Na prática, a ação reuniu efetivos de diferentes comandos e unidades especializadas, promovendo uma operação integrada em larga escala. A PM atuou com apoio dos comandos regionais e de divisões como o Policiamento Rodoviário, Ambiental, de Choque e de Trânsito, além do helicóptero Águia e do 8º Grupamento de Bombeiros. Também participaram equipes do 6º BAEP, com Cavalaria, Canil e Pelotão de Ações Especiais.
A GCM de São Bernardo, com o apoio das equipes especializadas da Romu e da Ambiental, contribuiu com seu efetivo em viaturas e motocicletas, ampliando o policiamento preventivo e fortalecendo a atuação conjunta entre as forças. A Polícia Civil participou das ações, reforçando as atividades investigativas e de campo.
O secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, destacou a importância da integração entre as corporações para fortalecer o trabalho nas ruas. “A união das forças potencializa resultados e amplia a capacidade de resposta. Essa cooperação permanente entre Estado e município mostra que São Bernardo está comprometida com uma política de segurança baseada na prevenção, no planejamento e na proteção da vida”, afirmou.



















