Foto: Igor Cotrim

Em continuidade às ações integradas de segurança na cidade, a Operação Força Total iniciada nesta sexta-feira, 05/09, em São Bernardo, ampliou o patrulhamento preventivo e ostensivo em áreas estratégicas. A medida trata-se de ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e as Polícias Militar e Civil, as quais percorrerão áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de denúncias feitas por moradores, como o centro da cidade, Rudge Ramos e Taboão.  

A ação mobilizou um efetivo robusto de 133 agentes das forças de segurança, com atuação da GCM e da PM. A estrutura operacional contou com três equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), especializada da GCM, oito motocicletas e duas viaturas da Guarda Ambiental, além de 13 viaturas de área, cinco viaturas da Força Tática, seis motocicletas da PM e 10 viaturas, bem como outras quatro viaturas da Polícia Civil.

“A integração entre as forças de segurança é fundamental para garantir resultados efetivos para a população, com mais efetivo nas ruas, mais prevenção e mais segurança nos bairros”, declarou a prefeita Jessica Cormick.

A força-tarefa concentra ações nos principais pontos da cidade com grande fluxo de pessoas. “Na região do Taboão, a GCM realizará abordagens preventivas durante todo o final de semana, visando o combate à criminalidade em áreas de maior vulnerabilidade”, acrescentou Eduardo dos Santos, comandante da GCM de São Bernardo. 

A Operação Força Total faz parte das ações conjuntas entre a Prefeitura de São Bernardo e as forças de segurança do Estado, que segue sendo realizada de forma contínua em todas as regiões do município, ampliando a presença das forças de segurança nas ruas e garantindo maior tranquilidade para os cidadãos.

Em julho, a operação registrou mais de 8 mil ocorrências, incluindo 104 prisões em flagrante, 110 veículos recuperados, 48 procurados pela Justiça capturados e sete armas de fogo apreendidas. Também foram realizados 186 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, e a GCM atuou em ocorrências ambientais e de perturbação do sossego público.

“O objetivo é garantir que a população tenha a sensação de segurança constante, com a presença das forças de segurança sempre atuantes, prevenindo crimes e oferecendo proteção diária aos cidadãos. Os números demonstram que essa integração já dá resultados expressivos na cidade”, concluiu Major Arley Topalian, secretário municipal de Segurança.