A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo iniciou, nesta sexta-feira (19/09), mais uma edição da Operação Cuidar Bem SBC, que terá duração de três dias, com foco no combate à criminalidade e no fortalecimento da sensação de segurança. Nesta semana, a mobilização concentra esforços na área da Inspetoria Regional Vila São Pedro, que abrange bairros como Irajá, Palermo, Jardim Atlântico, Ferrazópolis, Parque Seleta, Jardim Silvina e Parque São Bernardo, além de corredores de ônibus e áreas comerciais estratégicas.

Para esta fase da operação, foram mobilizados 34 agentes e 14 viaturas, incluindo duas da Guarda Ambiental, três da Ronda Ostensiva Municipal e uma base móvel, responsáveis por reforçar o patrulhamento em áreas estratégicas. A ação integra um ciclo semanal que atenderá todas as inspetorias da cidade, com base em índices de criminalidade, relatórios de patrulhamento e denúncias apresentadas pela população, que indicam pontos de maior vulnerabilidade e sensação de insegurança. 

Nesses locais, a GCM intensifica a presença ostensiva e preventiva, por meio de rondas e pontos de visibilidade, com o objetivo de inibir práticas criminosas, apoiar ações de ordem pública e garantir a proteção de equipamentos municipais. “A Operação Cuidar Bem reforça nosso compromisso de ampliar a presença da Guarda em todas as regiões da cidade. Quando intensificamos o patrulhamento em áreas com alto volume de ocorrências, mostramos para a população que estamos atentos, próximos e prontos para agir, fortalecendo a confiança no trabalho da GCM”, afirmou o comandante da GCM, Eduardo dos Santos.

Na Inspetoria Vila São Pedro, somente em 2025 a GCM já atendeu a 3.949 ocorrências. Entre eles, 1.159 foram relacionados a desordem e perturbação, além de 22 furtos, 21 casos de violência doméstica e 19 flagrantes de tráfico de entorpecentes. Também constam registros de crimes ambientais e depredações.

Para o inspetor-chefe da GCM, Denilson Amador, o resultado alcançado na Vila São Pedro destaca a eficiência da tropa e reforça a importância da intensificação promovida pela Operação Cuidar Bem SBC. “Os números comprovam a prontidão e a eficácia da Guarda em dar resposta rápida às ocorrências. A atuação firme de nossas equipes garante mais tranquilidade à comunidade e fortalece a confiança da população no trabalho da GCM”, ressaltou.

Em paralelo à Operação Cuidar Bem SBC, a segurança no ABC Paulista foi reforçada nesta sexta-feira (19/09) com a Operação Força Azul Marinho. Com saída de Ribeirão Pires, a ação concentrou esforços nas áreas de divisa entre os municípios, reunindo as GCMs das sete cidades da região em patrulhamentos ostensivos, rondas preventivas e troca de informações estratégicas para coibir a criminalidade. No total, a operação mobilizou 100 agentes, 42 viaturas e 30 motocicletas. A GCM de São Bernardo participou com 23 guardas, oito viaturas e seis motocicletas, ampliando a presença e o apoio às ações conjuntas.

A prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, destacou que “o crime não conhece fronteiras municipais, por isso nossa atuação precisa ser conjunta e eficiente”. Já o secretário de Segurança Urbana, major Arley Topalian, reforçou que a presença da GCM demonstra protagonismo regional. “Estivemos em campo com viaturas, motos e a Guarda Ambiental, prontos para apoiar cidades vizinhas e fortalecer o trabalho de prevenção e combate à criminalidade”, afirmou.