
A Operação Aquece São Bernardo, promovida pela Prefeitura, levou nesta semana itens de inverno para comunidades indígenas da cidade. Nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de julho, equipes do município entregaram 300 mantas e cobertas a 55 famílias das aldeias Kuaray Rexakâ (Brilho do Sol), Guyrapaju, Nhamandu Mirim e Pinheiro Ty, na região do Pós-Balsa.
A ação conta com o suporte dos donativos recebidos pela Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade municipal. “É desse jeito, somando forças, e com o apoio dos moradores e empresas de São Bernardo, que estamos levando auxílio a quem mais precisa. Na nossa cidade o frio é muito rigoroso. O sentimento de entregar os itens arrecadados, cobertores, calçados, é de dever cumprido”, afirmou a presidente da entidade, Zana Lima.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania do município, Henrique Kabeça, destacou o avanço da Operação Aquece São Bernardo, iniciada em 1º de junho. “Neste período de baixas temperaturas, estamos monitorando, em tempo real, toda a cidade. Profissionais atuam 24 horas por dia em rondas e no atendimento dos chamados para abordar e acolher os moradores em maior vulnerabilidade e levamos, também, suporte, orientação e donativos. Seguimos empenhados nesta ação até o fim de setembro”.
Aquece São Bernardo – A entrega dos cobertores a famílias das aldeias indígenas da cidade pela Campanha de Inverno faz parte dos esforços da Prefeitura na Operação Aquece São Bernardo. Até o fim de setembro, assistentes sociais, GCM e profissionais da saúde atuam de forma integrada, 24 horas por dia, nas rondas, abordagens e acolhimento de pessoas em situação de rua.
Além da Moradia Provisória do Riacho Grande, que tem capacidade para atender até 30 pessoas, o município conta com a Casa de Passagem Central, que acolhe até 150 pessoas, entre homens e mulheres. Este último espaço também aceita animais de estimação. No mês de junho, os dois serviços receberam, em média, 103 pessoas por noite. No período, as equipes realizaram 1.720 abordagens a moradores em situação de rua na cidade.
Confira abaixo os canais para acionar as equipes de abordagem da Prefeitura – serviço 24 horas:
GCM – 153 ou WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 /(11) 99231-6599
Casa de Passagem – Abrigo Central – Rua Tapajós, 10 – Centro
Moradia provisória – Riacho Grande – Via Anchieta km 31, 1.000 (acesso pela marginal, ao lado da balança)