
Com o objetivo de combater o crime nas divisas, foi realizada nesta quinta-feira (7/8) mais uma edição da Operação ABC + Seguro, que colocou aproximadamente 100 Guardas Civis Municipais (GCMs) das sete cidades para uma ação integrada com foco na diminuição dos indicadores criminais na região.

A operação teve início no espelho d’água do Paço Municipal de Santo André, com concentração das equipes, motocicletas e viaturas. A iniciativa é coordenada pelo Consórcio Intermunicipal ABC Paulista e integra o Programa ABC + Seguro, que tem como um dos pilares a atuação conjunta das forças de segurança municipais por meio de um acordo de cooperação assinado entre as prefeituras da região.
Na prática, o acordo firmado autoriza as GCMs a entrarem e permanecerem em território de outro município do ABC Paulista. A licença para atuação em área vizinha está permitida “durante os trabalhos preventivos e repressivos” e “respeitando os limites de competência administrativa de cada ente político”.
O termo de cooperação também prevê a realização de operações conjuntas em áreas de divisa, o compartilhamento de dados e informações de interesse dos municípios consorciados para atuação preventiva e repressiva (incluindo vídeos e imagens dos sistemas de monitoramento eletrônico e denúncias de infrações) e planejamento e execução de treinamento dos agentes municipais de segurança da região.

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, acompanhou a saída da operação e destacou o papel da união entre os municípios para garantir maior proteção à população. “Essa ação é mais uma demonstração da força do trabalho regional. Quando os municípios se unem, quem ganha é o cidadão. A Operação ABC+Seguro reforça a presença das nossas guardas nas ruas, de forma integrada, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população”, afirmou o prefeito.
Esta foi a quarta edição da iniciativa, que já realizou concentração em São Bernardo, São Caetano e Mauá. No mês passado, o programa rendeu as duas primeiras prisões, de dois dois indivíduos detidos por tráfico de drogas em Santo André, em uma ocorrência que teve início em solo sulcaetanense e só foi concluída graças ao termo de cooperação assinado que autoriza patrulha de uma equipe na cidade vizinha.