São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que mais requerem passaportes (Imagem: Unsplash)

O passaporte é um dos documentos mais importante para uma experiência internacional, com exceção de alguns países, sem ele é quase impossível sair do Brasil. Segundo dados divulgados pela Polícia Federal, cerca de 1.932.479 passaportes foram emitidos até o fim de outubro de 2022, no qual os estados que mais solicitaram o documento foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.

Para aqueles que irão realizar intercâmbio, o passaporte, bem como o visto, precisam ser providenciados com antecedência, para que na hora de embarcar não ocorra nenhum contratempo e o estudante seja impedido de realizar a experiência. A pesquisa de mercado Selo Belta (Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio) aponta que, em 2022, o serviço de assessoria para vistos é o 4º mais solicitado na hora de planejar a viagem, ficando atrás apenas de Seguro saúde para viagem (1º); emissão de passagens aéreas (2º); e Reserva de acomodação (3º).

“O passaporte é um documento oficial que identifica o viajante em outros países, é como se fosse nosso RG aqui dentro do Brasil. Nele contará todos os dados pertinentes da pessoa e será registrado as entradas e saídas, vistos e autorizações referentes ao seu destino. É importante salientar que com o passaporte em mãos, é necessário tirar o visto que pode variar conforme o destino, o documento permite a entrada em 170 países sem o visto ou a solicitação na entrada do país com permanência de cerca de 90 dias, o que para programas de intercâmbio curtos pode ser extremamente vantajoso”, aponta Alexandre Argenta, presidente da Belta.
 

Conforme o Global Passport Ranking 2023 – que avalia a classificação de um passaporte no espectro de mobilidade global baseando-se no número de destinos para os quais não é necessário visto com o passaporte, visto na chegada ou eTA (autoridade eletrônica de viagem), o documento brasileiro é o 21º mais poderoso do mundo, com o de San Marino, país europeu. No topo do ranking encontra-se Japão e Cingapura em primeiro lugar; Coreia do Sul em segundo lugar e Alemanha e Espanha em terceiro lugar.
 

Para os países mais procurados pelos intercambistas, conforme a pesquisa Selo Belta, estão: Canadá (1º), Estados Unidos (2º) e Reino Unido (3º), sendo necessário tirar visto para entrar nos países.

Nesse cenário, Alexandre Argenta, presidente da Belta, separou 5 coisas que precisa saber sobre o passaporte:

  1. Pendências Eleitorais: Apesar de não ser solicitado o título de eleitor na hora da emissão do passaporte, estar com pendências eleitorais podem ocasionar diversas dores de cabeça no processo, ou o pedido de emissão negado. O ideal é que não haja pendências para que o processo não se prolongue;
     
  2. Visto: Existem diversos tipos de visto que variam conforme o país de destino e a solicitação do tipo errado pode acarretar uma experiência frustrada e o impedimento da viagem. O agente Selo Belta irá te orientar na escolha que melhor se enquadra com o seu programa.
     
  3. Validade: Os passaportes têm em média duração de 10 anos para maiores de idade, sendo necessário realizar a emissão de um novo no final do prazo. O processo é igual à emissão do primeiro e é necessário levar o passaporte vencido para emissão. Para realizar viagens internacionais, o documento precisa estar em vigência durante sua estadia no país de destino, caso contrário, seu visto ou entrada pode ser negado. Em alguns países, o passaporte precisa ter no mínimo 6 meses para o vencimento;
     
  4. Documentos necessários: O passaporte não garante a sua entrada no país de destino, é necessário apresentar diversos documentos na alfândega que podem variar dependendo de cada país, entre eles os mais comuns solicitados são: visto, seguro viagem, passagem de volta, comprovante de hospedagem, comprovante financeiro e certificado internacional de vacinação;
     
  5. Perda/roubo de passaporte no exterior: Infelizmente, contratempos podem acontecer, o ideal é não se desesperar e acionar o seu agente Selo Belta, ele estará o tempo todo com você e te orientará em todo o processo. Durante o processo, precisará se dirigir a polícia local e prestar um boletim de ocorrência informando a perda ou roubo, em seguida, busque um consulado brasileiro com o B.O. em mãos para um novo passaporte. A autorização final de entrada no país é dada pelo oficial de imigração e garante o retorno ao Brasil ou a chegada ao destino.

Dúvida de qual visto melhor se encaixa com seu programa de intercâmbio? Um consultor Selo Belta pode te ajudar a sanar todas as suas dúvidas sobre o processo. Clique aqui!