Aplicação será feita em idosos de 80 a 84 anos e pessoas transplantadas de 18 a 59 anos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC
Aplicação será feita em idosos de 80 a 84 anos e pessoas transplantadas de 18 a 59 anos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Em cumprimento ao Plano Estadual de Imunização (PEI), a Prefeitura de São Bernardo inicia a aplicação da 3ª dose contra a Covid-19 em idosos de 80 a 84 anos e de transplantados de 18 a 59 anos, a partir desta quinta-feira, 23/09.

O agendamento do reforço para os novos grupos está disponível no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e no App SBC na Palma da Mão. Para se cadastrar, os idosos de 80 a 84 anos devem ter tomado a segunda dose até o dia 25 de março, ou seja, com 6 meses de intervalo para a aplicação do reforço e os transplantados de 18 a 59 anos devem ter tomado a segunda dose até o dia 13 de agosto, mais de 28 dias da vacina anterior.
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, enfatizou que a imunização no município segue em ritmo acelerado e com oferta para todos os grupos já contemplados. “Já aplicamos mais de 1,1 milhão de doses, que foram eficientes no combate de casos graves da doença e imprescindíveis na diminuição nos casos de internações”.

Aplicação da vacina em idosos do Lar São Francisco. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Idosos acima de 85 anos e ILPI

O público de 85 anos ou mais segue sendo vacinado em domicilio, com 80% já contemplado com a terceira dose. Moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPI) já estão 100% imunizados com a dose de reforço.

Pfizer

 Outra diretriz do PEI a ser seguida pela Prefeitura é a redução do intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer, que passa a ser de oito semanas, ou dois meses. O primeiro grupo contemplado com a medida é de adultos de 35 a 39 anos, a partir desta quinta-feira (23/09). Podem realizar agendamento todos os que receberam a primeira dose do imunizante até o dia 29 de julho.

Locais

O município ampliou nesta quarta-feira, 22/09, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm funcionamento estendido, por meio do programa Saúde na Hora Certa. A funcionalidade ocorre por meio de agendamento, das 17h às 20h. As UBSs que passam a ofertar a aplicação das doses no período noturno são: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídea, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, Ipê, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Alvarenga, Batistini e Taboão.

Postos avançados

A cidade mantém, ainda, cinco postos avançados de vacinação contra a Covid-19, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. São eles: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Avenida Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia) e Ginásio Poliesportivo do Crec Vila São Pedro (Ruas Tiradentes, 1.845, e Santo Antônio, 300).