A 80ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, encerrado nesta quinta-feira, 07/10, debateu o impacto de novas tecnologias no transporte. O evento reuniu secretários municipais, técnicos e especialistas, além de empresas privadas do setor, e teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.
No primeiro dia do evento, realizado na quarta-feira, 06/10, o assessor do secretário estadual de Logística e Transporte, Luiz Alberto Fioravante, apresentou o Programa Visão Zero, conceito de segurança viária originado na Suécia. Em seguida, Valeska Peres Pinto, coordenadora do Programa de Melhores Práticas de Mobilidade Urbana da UITP América Latina, apresentou a iniciativa.
O encontro contou ainda com a participação de Dulce Lutfalla, da Coordenação do Fórum Paulista; José Luiz Nakama, Conselheiro do Cetran-SP; Frederico Pierotti Arantes, presidente do Cetran-SP; Slvio Medici, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abeetrans); e Julyver Modesto, assessor da Diretoria do Detran-SP.
Na reunião desta quinta-feira, os trabalhos foram iniciados com um debate sobre os efeitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o objetivo de proteger os direitos de liberdade e privacidade das pessoas, especialmente no ambiente virtual.
O painel teve moderação de Valdeci Fogaça, presidente do Fórum Paulista, com participação de Jacob Paschoal, procurador do Município de Guarulhos e especialista em Legislação de Transportes, e os advogados Filipe Simão Cardoso e Lucas Rabello Cartolari.
A questão dos transportes por aplicativos também foi discutida, em um painel moderado pela coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Sandra Malvese. Participaram do debate Leandro Avelino Rodrigues, secretário municipal de Transportes de Praia Grande; Marcos Daniel Souza dos Santos, diretor do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos (Demob) do Ministério do Desenvolvimento Regional; Edinho Guedes, secretário municipal de Mobilidade Urbana de Jacareí; e Renato Campestrini, especialista jurídico em assuntos relacionados a trânsito e transportes.