
O campo esportivo do Pérola Futebol Clube, na região do bairro Assunção, voltará a ser o palco para jogos amistosos e partidas oficiais do time na Divisão Especial da Liga de São Bernardo, assim como das categorias de base e das crianças, meninos e meninas, que frequentam a escolinha de futebol. Interditado há cerca de sete meses devido às condições precárias do gramado sintético, o espaço será totalmente revitalizado a partir desta segunda-feira (26/1), reforma que chega justamente no mês em que o clube comemora 50 anos de atividades – completou no dia 4.
O anúncio foi feito na manhã deste domingo (25/1) pelo prefeito Marcelo Lima, durante evento em que assinou a ordem de serviço para o início imediato da revitalização do tradicional campo de futebol. Em espaço montado em rua ao lado do campo, o chefe do Executivo esteve junto de secretários municipais, vereadores, dirigentes e jogadores do Pérola e moradores, entre os quais crianças que não escondiam a felicidade de em breve poder voltar a treinar e jogar no campo que está praticamente ao lado de seus casas. Atualmente, as aulas da escolinha são em espaços localizados em bairros próximos.

A Prefeitura inicia a revitalização do campo do Pérola com o objetivo de requalificar o equipamento, ampliar as condições de uso pela comunidade e assegurar maior conforto e segurança aos usuários. As intervenções serão realizadas por meio de ações complementares, envolvendo tanto a administração municipal quanto o apoio da iniciativa privada, que vai fazer investimento estimado em cerca de R$ 600 mil para deixar o campo e toda a estrutura esportiva pronta tanto para a prática de futebol quanto para acolher a comunidade.
Conforme o projeto de revitalização, o investimento será destinado à recuperação da base e troca do gramado sintético, em área aproximada de 700 m², pintura externa das estruturas, recuperação de pontos de ferrugem do alambrado, execução de grafite artístico e ampliação do telhado existente. Durante sua fala, o prefeito disse que as intervenções no campo do Pérola integram as ações de manutenção e qualificação dos equipamentos públicos que a Prefeitura tem realizado desde o início do governo, em janeiro de 2025.
Também lembrou que as intervenções que começam nesta segunda-feira reforçam o compromisso da administração com a melhoria dos espaços públicos, a promoção do esporte e o fortalecimento do convívio comunitário. Assim como destacou que o campo do Pérola reformado, inclusive com o gramado sintético, foi entregue em outubro de 2022, mas que a passagem do tempo e o uso contínuo levaram o campo de jogo a estado extremamente precário, a ponto de a Prefeitura ter determinado a interdição do espaço.

“Queria dizer a vocês que desde o início do governo assumimos o compromisso de cuidar da população, mas também dos espaços públicos, e reformar o campo do Pérola era uma das prioridades pelo estado em que se encontra. Quero até pedir desculpas pelo tempo que demorou para chegarmos aqui, mas é preciso dizer que tivemos de superar algumas barreiras, como a empresa que fez o gramado entender que a obra ainda estava na garantia, e que ela deveria refazer. Chegamos a um acordo e agora estamos aqui para começar a reforma, com a retirada da grama nesta segunda-feira. E daqui 45 dias vamos voltar para entregar todo o espaço novinho”, disse o prefeito.
Nascido e criado no Jardim Pérola – que dá nome ao clube -, Bruno Oliveira Luiz é presidente e filho de um dos fundadores da agremiação, Walter Luiz, já falecido e que, segundo Bruno, ainda na UTI o chamou e fez dois pedidos: cuidar da família e não deixar o Pérola morrer. Dali em diante, o jovem dirigente tem lutado para manter o clube que é uma das paixões do bairro, batalha que considera “muito mais difícil’ do que cuidar da família. E garantir a revitalização do campo é umas das vitórias, não apenas pelo esforço da comunidade, mas também pela atenção da administração municipal.
“Vendo o campo como está agora dá até vontade chorar, porque esse espaço não é apenas futebol, mas de encontro da comunidade. Agora vai mudar, e nossa expectativa é a melhor possível. Agradeço muito ao prefeito Marcelo Lima, que acompanha o Pérola desde a época em que era secretário de Serviços Urbanos. Então, só tenho a agradecer, e dizer que a gente fica imensamente feliz por essa obra ser realizada e podermos voltar a ter nosso campo para fazermos os jogos aqui, para a escolinha e diversão das crianças e para os idosos. Enfim, para a comunidade, porque o Pérola sempre foi família”, comentou Bruno.

















