Curso formará profissionais do setor sobre a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo país. Foto: Divulgação
Curso formará profissionais do setor sobre a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo país. Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira, 01/10, o Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Incluir Treinamentos, abre as inscrições para o curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e preparar os trabalhadores do turismo para a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias durante viagens pelo Brasil. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no país, sendo mais de 2 milhões com autismo.

Sobre
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o mercado de viagens está cada vez mais precisando de profissionais capacitados para atender bem os turistas nacionais e internacionais com acessibilidade. “Já ofertamos cursos de Libras para estes profissionais e, graças a esta parceria, colocaremos o autismo na pauta do nosso setor. Temos a consciência de que um trabalhador qualificado e bem-informado sobre as questões de acessibilidade resultará em uma maior atividade turística e, consequentemente, na geração de emprego e renda para o país”, declarou.
Com carga-horária de 20 horas, o curso aborda temas como o conceito histórico da pessoa com deficiência, acessibilidade básica e direitos dos autistas, transtorno do processamento sensorial, entre outros. As aulas serão realizadas semanalmente e em formato virtual, sendo disponível o acesso a interessados de todo o Brasil.


Outros cursos

Além da qualificação em autismo e inclusão, a Pasta fechou parceria com outras três instituições de ensino. Entre os cursos que serão ofertados estão: barista, condutor cultural local, auxiliar de garçom, mensageiro em meios de hospedagens e gestão do esporte e lazer. Todas as capacitações serão disponibilizadas de forma totalmente gratuita e online.
Firmada através de chamada pública divulgada pela Pasta, as parcerias não envolverão a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.

Inscreva-se aqui